Filosofia, perguntado por pedromatudaricardo32, 4 meses atrás

3- Produção orientada de texto. Tema: Segundo Nicolau de Cusa, “O homem é um Deus não em um sentido absoluto, porque é homem, mas é um Deus Humano.”

Orientação: Escreva um texto dissertativo em cinco parágrafos (§) argumentando (concordando, discordando, ou concordando ou discordando em partes) sobre o tema acima apresentado.
1º § Introdução: escreva seu argumento principal sobre o assunto.
2º,3º e 4º § Desenvolvimento: justifique seu argumento, explicando as razões ou motivos que o levaram a ele.
5º § Conclusão: Retorne à introdução e apresente um argumento final.

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasGabranth
0

Quando tentamos comparar o homem a deus, buscamos na razão atribuir ao homem certos atributos divinos, ou á alguma capacidade divina, como por exemplo, a de criar algo, ou modificar algo.

Divinização do homem

A divinização do homem é uma ideia que passou pelos diversos movimentos filosóficos da humanidade, desde sócrates com os discursos que dão virtudes divinas aos homens, como o iluminismo que ,atribuia ao homem, a detenção do seu prórprio destino.

O homem de fato possui certos aspectos divinos, entretanto estes aspectos se encontram no microcosmo, ou seja, no pequeno universo que é ele e o resultado de suas ações, entretanto, quanto mais o homem conhece sobre si, mais poder sobre si tem.

Portanto, daí parte o próprio iluminismo, que busca através da razão conhecer o homem, e a partir disso moldar o próprio destino, fato esse que a igreja discordava, na qual em contrapartida afirmava que o destino do homem já havia sido decidido por deus.

Quando falamos do todo absoluto, que ambrange o universo em sua totalidade, o homem não possui a capacidade de fazer grandes alterações, e conforme o universo e sua totalidade é compreeendido, maior se denota a diferença significativa entre o homem e do todo.

Entretanto, segundo o próprio Nicolau de Cusa, a natureza é a síntese da necessidade absoluta, no qual o mesmo defendia que deus sendo contrário ao nada, coloca o ser humano no meio, e que essa unidade de contrários era o próprio deus.

aprenda mais sobre divinização do homem aqui:https://brainly.com.br/tarefa/49020474

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes