3 principais características físicas do território chinês
Soluções para a tarefa
Resposta:Aspectos físicos da China
Relevo
A China tem o terceiro maior território do mundo (9,6 milhões de Km²), superado apenas pelos territórios da Rússia e do Canadá. O país revela um grande contraste fisiográfico entre as porções oeste e leste.
Em relação ao relevo (estrutura geológica), o território chinês apresenta, na porção oeste, os planaltos, com grande destaque para o Planalto do Tibete, considerado o “teto do mundo”, em razão das altitudes médias que superam os 4 mil metros.
Na porção sudoeste, fronteira com Índia, Nepal e Butão, países da Ásia Meridional, está disposta a imponente Cordilheira do Himalaia – cadeia do Período Terciário formada pela convergência das placas Indo-Australiana e Eurasiana, decorrente de um dobramento moderno, área com intensos abalos sísmicos por se tratar de um processo orogênico.
No Himalaia, encontra-se o Monte Everest, ponto culminante do planeta com 8 848 metros de altitude, localizado na fronteira entre China (território anexado do Tibete) e o Nepal.
Hidrografia
Na porção leste, localizam-se extensas planícies aluviais, com solos férteis e banhadas por rios exorreicos e perenes, como o Huang-ho (Rio Amarelo) e Yang-tse-Kiang (Rio Azul), cujas nascentes localizam-se no Planalto do Tibete.
Ao longo dessas planícies aluviais com alta fertilidade, em que se destaca a do Rio Amarelo, que apresenta solo de loess (tipo de depósito de solo amarelado que foi transportado pelo vento), há grande concentração populacional, com intenso desenvolvimento agrícola.
Perante as sucessivas crises hídricas vivenciadas pela população ao norte, o governo chinês implementou o megaprojeto de transposição das águas do sul para o norte, visando abastecer a região da capital Pequim, por meio de três canais sul-norte. A maior obra de transposição foi batizada de Transposição de Água do Sul ao Norte. No dia 27 de dezembro de 2014, as águas do Rio Yang-tse-Kiang chegaram a Pequim, depois de percorrerem 1 200 km em 15 dias, na culminação da primeira parte da obra da transposição.
No oeste, há rios endorreicos, que acabam desaparecendo por causa do deserto ou desaguando em lagos, no interior do território. A Bacia da Ásia Central é a maior bacia endorreica do mundo.
Clima e vegetação
Localizado quase totalmente na Zona Climática Temperada do Norte, o grande território chinês apresenta grande diversidade climática e paisagística, sofrendo influência da latitude, do relevo, da continentalidade e das monções.
Nele, há clima árido e semiárido, com vegetação de xerófilas e estepes; frio de montanha, com vegetação de montanha (altitude), na área do Tibete; temperado e subtropical, com vegetação de floresta temperada e subtropical e presença de caducifólias e subcaducifólias; tropical de monções, de verão chuvoso e inverno seco, com vegetação de floresta tropical. A vegetação de bambuzais é presente no leste-sudeste do território.
Explicação: