História, perguntado por gabrielyh044, 8 meses atrás

3) Portugal só reconheceu a independência do Brasil após a assinatura de um
acordo com a​

Soluções para a tarefa

Respondido por biancakasan
3

Portugal reconheceu a independência do Brasil quando assinou um acordo com a Inglaterra.

Para entender melhor o contexto, leia o texto abaixo:

Após o emblemático Grito do Ipiranga, Dom Pedro I teria de tomar diversas ações que pudessem assegurar a autonomia política da nação brasileira.  

Para que o Brasil tivesse condições de estabelecer um Estado autônomo e soberano, era obrigatório que outras importantes nações reconhecessem a sua independência. Já em 1824, buscando cumprir sua política de aproximação com as outras nações americanas, os Estados Unidos reconheceram o desenvolvimento da independência do Brasil.  

Apesar da importância de tal manifestação, o Brasil teria que fazer com que Portugal, na condição de antiga metrópole, reconhecesse o surgimento da nova nação. Nesse momento, a Inglaterra apareceu como intermediadora diplomática que viabilizou a assinatura de um acordo. No dia 29 de agosto de 1825, o Tratado de Paz e Aliança finalmente oficializou o reconhecimento lusitano.    

Segundo esse acordo, o governo brasileiro deveria pagar uma indenização de dois milhões de libras esterlinas para que Portugal aceitasse a independência do Brasil.  

Na condição de nação recém-formada, o Brasil não tinha condições de pagar a pesada indenização estabelecida pelo tratado de 1825. Nesse momento, os ingleses emprestaram os recursos que asseguraram o pagamento deste valor..    

 

Espero ter ajudado, bons estudos!

OBS: Se possível, marcar como melhor resposta.

Respondido por eduardospagnolo
3

Portugal só reconheceu a independência do Brasil após uma negociação que teve a Inglaterra como mediadora.

Independência Brasileira

O processo emancipatório que levou a independência do Brasil em relação a Portugal só foi reconhecido pela Coroa portuguesa após uma negociação com o Brasil através da mediação da Inglaterra.

O acordo dizia que Portugal só reconheceria a independência brasileira se o Brasil pagasse em torno de dois milhões de "libras esterlinas" para o Estado português. Essa conta foi "paga" pela Inglaterra, que tinha interesses com a soberania brasileira, através das dívidas que Portugal tinha com os cofres britânicos.

Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48146773

#SPJ2


Anexos:
Perguntas interessantes