3- Porque D. João VI decidiu pela transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808? *
1 ponto
A- Portugal estava muito fria, e a ideia da corte nos trópicos agradava a nobreza, além da necessidade de se expandir a capital do império português
B- Foi uma decisão política para agradar a elite brasileira, além de ser fruto de uma parceria entre Portugal e França, que na época tinham interesses comuns de aumentar a ocupação da América.
C- Apesar do Bloquei continental, imposto por Napoleão, D. João continuou a negociar com a Inglaterra, decidindo pela transferencia da corte ante a reação de Napoleão de invadir Portugal, evitando assim que as colônias portuguesas ficassem sobre o domínio francês
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
D. João continuou a manter relações com a Inglaterra mesmo com o bloqueio continental ante à Inglaterra feito por Napoleão, dessa forma, fugiu para o Brasil para não correr o risco de estar em Portugal caso houvesse uma invasão de Napoleão ao país.
Respondido por
0
Resposta:
c)
Explicação:
A transferência da corte ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806. Com isso, o regente de Portugal, d. João, filho de d. Maria I, decidiu transferir toda a corte para o Brasil.
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Direito,
4 meses atrás
Química,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
História,
10 meses atrás