3. Por que houve a divisão do Reino de Israel e quais as consequências disso?
Soluções para a tarefa
Oii More :)
Motivo: Foi após a saída do povo de Israel do Egito, que o Senhor designou a separação da tribo de Levi para servi-lo no sacerdócio, e justamente por terem esta missão não teriam um local específico na terra prometida chamada Canaã. Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.
Consequências: Quando Canaã se separou em dois reinos - Israel e Judá - , se enfraqueceu, pois suas forças não eram suficientes para lutar contra os exércitos Assírios, Babilônicos e Egípcios. O povo de Israel conseguiu sobreviver por mais de 200 anos, quando um poderoso rei assírio, Sargão II, invadiu e destruiu a capital, Samaria.
Após sua morte, seu filho Roboão assumiu o trono, mas devido ao descontentamento em relação aos impostos, as 10 tribos do Norte separam-se e proclamaram Jeroboão como seu rei. Israel foi dividido entre o Reino de Israel (ao Norte com capital em Siquém) e o Reino de Judá (ao Sul com capital em Jerusalém)
Quando Canaã se separou em dois reinos - Israel e Judá - , se enfraqueceu, pois suas forças não eram suficientes para lutar contra os exércitos Assírios, Babilônicos e Egípcios. O povo de Israel conseguiu sobreviver por mais de 200 anos, quando um poderoso rei assírio, Sargão II, invadiu e destruiu a capital, Samaria.