3. Por conta de sua inerente complexidade, o marketing B2B torna imperativa a utilização de várias estratégias, canais e táticas para que seu público seja efetivamente alcançado. Para isso ocorrer, ter um plano de marketing tende a ser a maneira mais adequada de controlar possíveis contingências. Portanto, para os profissionais de marketing B2B, criar planos é fundamental. Isso acontece porque os planos de marketing ajudam a sistematizar como os processos podem funcionar e norteiam o desenvolvimento de conteúdo, porém sua criação também requer um entendimento das demandas do mercado.
Refletindo sobre essas peculiaridades, marque a opção que corretamente aponta para processos e procedimentos que podem constar no marketing B2B.
A. O plano de marketing B2B deve compreender minuciosamente o perfil dos colaboradores de nível operacional que a empresa pretende contratar para realização suas ações cotidianas.
B. Dois processos fundamentais na elaboração de um plano de marketing B2B são tanto a análise da concorrência quanto o levantamento detalhado do perfil das organizações tomadas como público-alvo.
C. Atividades relacionadas aos processos decisórios da direção da empresa devem ser centrais no plano de marketing B2B. Isso é necessário para fortalecer a confiança entre as organizações.
D. O plano de marketing B2B deve compreender um estudo das emoções que os consumidores finais podem sentir ao adquirir os produtos ou serviços da empresa, pois eles são peça-chave para o sucesso da negociação.
E. Na construção do plano de marketing B2B, a última etapa consistirá na elaboração dos objetivos estratégicos que a empresa pretende alcançar para o período englobado pelo plano.
Soluções para a tarefa
Resposta: B.
Dois processos fundamentais na elaboração de um plano de marketing B2B são tanto a análise da concorrência quanto o levantamento detalhado do perfil das organizações tomadas como público-alvo.
Explicação: Alguns processos são essenciais na construção de um plano de marketing B2B efetivo, entre eles estão o estudo aprofundado da concorrência para descobrir suas fraquezas e fortalezas, de forma a descobrir forma de superá-las, assim como a investigação minuciosa acerca do perfil das organizações-alvo que os produtos ou serviços da empresa servirão. Na direção oposta, é errado sugerir que o plano de marketing devesse detalhar para os clientes questões impertinentes a eles, como os perfis de contratação dos funcionários de nível operacional e estratégico. Além disso, está incorreto sugerir que um dos focos da construção do plano de marketing devesse ser o estudo das emoções dos clientes corporativos. O marketing B2B deve centrar nos benefícios que o produto ou serviço oferecem em termos de economia de tempo e dinheiro, por exemplo, algo que os clientes analisarão racionalmente. Por fim, está incorreto propor que uma das últimas etapas do plano seria o estabelecimento de objetivos estratégicos. De fato, essa pode ser uma das etapas iniciais.