Filosofia, perguntado por annaclarasilvas1911, 9 meses atrás

3. Por conta das péssimas condições de trabalho no século XVIII e ao longo
do século XIX, muitos pensadores da época buscaram meios para resolver
essa situação. Houve muitas propostas de mudanças onde duas delas se
destacaram, quais foram essas mudanças e quais as suas características?
pfvv

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
1

Com o advento da Segunda Revolução Industrial, no século XVIII e ao longo  do século XIX e o consequente aumento da exploração sobre a classe operária, movimentos sociais revolucionários surgiram em toda a Europa.

Tais movimentos tinham um princípio comum: a busca do fim da super exploração do proletariado e início de uma era em que existisse uma sociedade justa e igualitária, com os proletários no poder.

Foram movimentos que buscavam o fim das relações de produção capitalistas. Os movimentos mais famosos foram o anarquista, o socialista e o comunista.

Entretanto, houveram outros, tais como o cartismo e o ludismo. O movimento cartista, tinha como objetivo, explicados na Carta ao Povo, daí o nome cartista, o programa do movimento: reivindicavam o sufrágio universal masculino, votação secreta, remuneração dos deputados da Câmara dos Comuns, a reeleição anual do Parlamento, entre outros.

O movimento cartista, mostrou que a miséria do operariado devia-se não só à máquina ou a mesquinhez pessoal dos empresários, mas à própria estrutura do sistema capitalista.

O ludismo, nome dado ao movimento por seu líder, Ned Ludd, foi utilizado para designar o movimento que representou o grito da classe trabalhadora que via o seu trabalho manual ser cada vez mais substituído pelas maquinas.

Bons estudos!

Perguntas interessantes