3. Pesquise o que são animais polinizadores e explique com suas palavras 4. Que dano imediato aconteceria à agricultura se os animais polinizadores deixassem de existir? Trans- creva a parte do texto que justifique sua resposta, 5. O que o texto quer dizer ao se referir ao uso de espécies de plantas para compostos medicinals? 6. Pesquise um exemplo de uma espécie de planta usada para obter fibras 7. O texto afirma que a maioria dos animais que atuam como polinizadores pertence ao grupo dos insetos. De dois exemplos de animais, que não sejam insetos, que atuem na polinização de plantas 8. De cada cem espécies usadas em culturas, quantas não dependem de animais polinizadores? 9. No final do texto, os autores mencionam "plantas nativas silvestres. Explique o que essa expressão quer dizer 10. Explique, com suas palavras, o significado da frase: "Os insetos desempenham funções importantes na polinização das plantas nativas silvestres
Soluções para a tarefa
Resposta:
3. Animais polinizadores são dispersores de espécies vegetais. Ao levar o pólen das anteras da flor masculina ao estigma da flor feminina, esses animais são facilitadores diretos do processo polinizador.
4. Os animais polinizadores garantem com que existe uma grande dispersão e variabilidade genética, principalmente de espécies nativas e selvagens. O dano mais imediato seria um desequilíbrio ecológico, com o desaparecimento de inúmeras espécies, fazendo com que os animais que se alimentam delas tenham sua população diminuída e desequilibrem nichos ao buscar outras fontes de alimento.
5. Falta o texto de apoio pra poder responder
6. A Cannabis ruderalis é uma erva que produz as chamadas fibras de cânhamo. O cânhamo é uma alternativa eficiente e ecologicamente rentável para o algodão, por consomir menos água, ter menos lignina, e possuir alta resistência a pragas agrícolas e desgaste da fibra.
7. O beija-flor é o animal polinizador mais conhecido. O morcego também é um animal polinizador, ainda que menos popular.
8. No Brasil, esse número é de aproximadamente 24 espécies não dependem do processo.
9. Plantas nativas silvestres são espécies originais da flora em que se encontram e que não passaram por processos de seleção por humanos. Um exemplo de planta nativa silvestre é a couve selvagem (Brassica oleracea), nativa da costa do mediterrâneo. Ela é uma erva silvestre da região que existe até hoje, apesar de ser cultivada e selecionada pelos humanos há mais de 7 mil anos. Algumas hortaliças que surgiram do cultivo e seleção humana são a couve, couve de bruxelas, couve manteiga, brócolis e couve flor, por exemplo.
10. Como agentes facilitadores da reprodução de plantas nativas silvestres, eles garantem a prevalência delas na sua flora. Com a extinção de agentes polinizadores, as espécies de plantas sofrem queda na sua dispersão e provocam os efeitos já mencionados no item 1.
Explicação: