Geografia, perguntado por moreirahemilly53, 10 meses atrás

3 Perguntas para quem é contra as cotas

Soluções para a tarefa

Respondido por debiis1603
2

1 – O que são cotas?

Em conceito, um sistema de cotas é aquele que trata com diferença determinados candidatos a uma vaga num concurso, público ou privado, de acordo com algum critério que o trata como pertencente a uma margem de maior exclusão social. Esta diferenciação, normalmente positiva para este grupo em específico, pode ser com reserva rígida de vagas para pessoas nestas condições, ou com benefícios de pontuação quando do processo seletivo. Isso não é novo, e está inclusive na Constituição Brasileira de 1988, olhe só:

“A lei reservará percentual dos cargos e empregos públicos para as pessoas portadoras de deficiência e definirá os critérios de sua admissão” (Constituição Brasileira de 1988)

2 – O que é racismo?

O racismo é essa linha de pensamento de uma pessoa ou de um determinado grupo de, por sua raça pré-definida por sua carga genética e que causa aspectos físicos bastante diferenciados nos seres humanos, considerar-se superior aos indivíduos da mesma espécie (no caso, o homo sapiens) por pertencer a uma raça diferente. Sim, assim como os cachorros ou gatos, somos todos da mesma espécie mas de raças diferentes.

Vale lembrar que, em muitos casos, e o Brasil é um deles, a diferenciação de tratamento e oportunidades sociais para raças diferentes já foi algo além de um mero pensamento individual estapafúrdio como esse, e já foi, em inúmeros casos na história, justificativa para que tais diferenças fossem institucionalizadas por lei. A lei previa que o negro trazido ao Brasil era inferior ao branco, e por isso deveria ser escravizado, tratado como “ser” inferior, sem direitos civis, sem reconhecimento de posses, essas coisas todas.

Apesar da Lei Áurea ter sido assinada do dia pra noite, em 1888, sabemos que uma cultura não se muda no mesmo ritmo. E embora a lei e a Constituição Brasileira de 1988 prevejam direitos iguais para todos os brasileiros sem exceções ou diferenciações de raça e credo, sabemos que na prática a coisa não funciona exatamente assim. Na sociedade, o negro ainda é tratado como cidadão de segunda classe, se não das formas mais implícitas, basta apreciar as diversas pesquisas que saem todos os dias por aí, mostrando que um branco com a mesma qualificação e no mesmo cargo que um negro recebe um salário significativamente maior.

3 – E a universidade nisso?

Pra quem não sabe, a universidade é talvez o foco mais significativo do que é de fato o negro ser cidadão de segunda classe no Brasil. Apenas 2% dos alunos, professores e pesquisadores são negros, num país em que 60% da população encontra-se entre negros e “pardos”. Compare, amigo, isso não é uma pequena discrepância, falamos de 60% de pessoas no Brasil que correspondem a apenas 2% de vagas nas universidades, algo está errado, não é mesmo?

Perguntas interessantes