3) Pense num mapa-mundi, como você o faria? A Europa, muito provavelmente, ficaria no centro deste mapa. De posse dessa reflexão, você acha que a visão eurocêntrica ainda existe? Justifique sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicações,que tendem colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna.
Explicação:
Eurocentrismo corresponde a uma expressão que emite a idéia no mundo como um todo de que a Europa e seus elementos culturais são referência no contexto de composição de toda sociedade moderna.
De acordo com diversos estudiosos e analistas essa perspectiva se mostra como uma doutrina que toma a cultura européia como a pioneira da história, dessa forma se enquadra como uma referência mundial para todas as nações, como se apenas a cultura Européia fosse útil e verdadeira.
Essa ideologia de centralidade cultural européia ganhou uma proporção tão grande que dentro e fora da Europa existe a visão de que essa representa toda a cultura ocidental no mundo.
espero ter ajudado :)
Resposta: Sim, ainda existe
Explicação: na confecção de mapas, é comum o uso de anamorfoses (distorção do tamanho de certas localidades para uma finalidade). Podemos notar essa ideia presente no mundo por conta das representações cartográficas e sociais do continente europeu. Fazendo uma comparação do tamanho dos continentes, é possível notar que o continente africado é maior do que o representado, tanto que a Linha do Equador o divide, no entanto, geralmente a Europa está no centro do mapa. Eis o tamanho em Km² de cada continente:
Europa 10 180 000
África 30 370 000
América 42 330 000
Ásia 43 810 000
Oceania 7 600 000
Antártida 13 720 000
Já o fator social pode ser observado através do turismo e imigração; quando alguém do continente europeu vem ao Brasil, por exemplo, normalmente é recebido com sorrisos e dificilmente sofre algum tipo de xenofobia. Quando o imigrante ou turista é asiático, as chances de sofrer xenofobia são absurdamente maiores. Uma das possíveis causas é a visão eurocêntrica deixada pela história e presente até os dias atuais.