História, perguntado por joseane999, 9 meses atrás



3. Para responder:

Uma assistente social trabalha com grupos de usuárias/os de serviço de atenção à saúde mental e com suas famílias. Nas reuniões, a profissional informa os grupos sobre a rotina do centro de saúde, propõe a discussão de temas de educação em saúde, orienta sobre benefícios previdenciários e desenvolve uma amistosa relação com os grupos, o que lhes inspira confiança no que se refere à sua atuação profissional. Considerando as dificuldades cotidianas das famílias e objetivando reduzir os níveis de tensão dos participantes, um dos usuários sugeriu, em determinada sessão, que o grupo iniciasse a reunião com a leitura de uma passagem do evangelho e a terminasse com uma oração. Mesmo considerando que a população brasileira majoritariamente se considera cristã, a assistente social esclareceu que o centro de saúde é uma instituição laica e como tal preza pela liberdade religiosa, razão por que considerava inadequada a sugestão do usuário.

Considerando a conduta adotada pela assistente social, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique em que medida a conduta da assistente social revela a ruptura do Serviço Social contemporâneo com sua herança conservadora.

b) Cite um princípio ético-político existente no atual Código de Ética da/do Assistente Social que fundamente a atitude tomada pela assistente social e justifique sua escolha.

c) Se você fosse o/a profissional da instituição, agiria de que forma?

OBS: sugestão – buscar materiaia do CFESS sobre liberdade religiosa, discriminação religiosa, Estado laico.

Soluções para a tarefa

Respondido por cauane7543
0

c) se vc fosse o/a profissional da instituição

agiria de que forma

Respondido por guigui160309
0

a)  Verificado por especialistas. a) Explique em que medida a conduta da assistente social revela a ruptura do Serviço Social contemporâneo com sua herança . conservadora Em não colocar a religião no centro da ação social.

b) O Art. 3º, alínea C do Código de Ética do Assistente Social diz que este profissional deve se abster de qualquer tipo de cerceamento à liberdade, incluindo a religiosa.

Nesse caso, a atitude da referida profissional está de acordo com o Código de Ética Profissional, uma vez que o tema religião não estava em pauta e foi colocado dentro de uma importante observação (vide o Art. 5º, VI ).

c)O papel do professor frente à aprendizagem e o processo de avaliação escolar têm sido atualmente muito debatidos, pesquisado e estudado por busca de respostas aos problemas que perpassam pela ação docente no ato de avaliar, tais como: Quais os modos de conceber e praticar a avaliação que se materializam no cotidiano escolar? Que elementos estão presentes no discurso dos professores, com relação à avaliação? Como está delimitada a teoria e a prática avaliativa?

espero ter ajudado

Perguntas interessantes