3- Os elementos podem se ligar de três formas diferentes: iônica, covalente e metálica. Explique cada uma delas. *
Sua resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O que é iônica Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
O que é covalente Ligação covalente é um tipo de interação entre átomos que apresentam alta eletronegatividade, ou seja, elevada tendência de receber elétrons. Os elementos químicos comumente envolvidos nesse tipo de ligação são:
Hidrogênio (H)
Berílio (Be)
Boro (B)
Carbono (C)
Nitrogênio (N)
Fósforo (P)
Oxigênio (O)
Enxofre (S)
Flúor (F)
Cloro (Cl)
Bromo (Br)
Iodo (I)
O que é metálica Trata-se da forma como os átomos de um elemento metálico interagem entre si, o que origina diversas propriedades importantes, como a maleabilidade e a ductibilidade.
20
PUBLICIDADE
Os metais são elementos químicos que apresentam como principal característica física a capacidade de perder elétrons e, consequentemente, formar cátions metálicos. Por essa razão, eles podem realizar dois tipos de ligações químicas: a ligação iônica e a ligação metálica.
A ligação iônica ocorre quando um metal interage com um elemento de natureza ametálica, que pode ser um ametal ou o hidrogênio. Nesse tipo de ligação, temos a perda de elétrons por parte dos metais e o ganho de elétrons por parte dos ametais ou do hidrogênio.
Já a ligação metálica é estabelecida entre os átomos de um único elemento metálico. Esse tipo de ligação ocorre apenas entre os átomos de um único metal e exclusivamente porque um metal não pode estabelecer ligação química com outro elemento metálico diferente.
Características gerais dos metais
Sólidos em temperatura ambiente, com exceção do mercúrio;
São brilhantes;
Apresentam elevados pontos de fusão e de ebulição;
Apresentam, em geral, cor prateada, com exceção do ouro, que é dourado, e do cobre, que é avermelhado;
Os metais puros são formados por aglomerados de átomos (de um único elemento químico) denominados de retículos cristalinos.
Representação do retículo cristalino de um metal
Representação do retículo cristalino de um metal
Princípios da ligação metálica
Na ligação metálica, os retículos cristalinos que formam os metais são, na verdade, um aglomerado iônico (composto apenas por cátions e elétrons). Os elétrons presentes na camada de valência dos átomos do metal são deslocalizados, ou seja, saem da camada de valência, fazendo com que o átomo se torne um cátion (deficiente em elétrons).
Representação dos elétrons deslocalizados da camada de valência