Português, perguntado por irisramiroguimaraes, 6 meses atrás

3. Observe os conceitos das figuras de estilo abaixo, identifique-as a seguir no texto lido e anote os trechos nos espaços abaixo:
a) Metonímia: Caracteriza-se pela substituição de um termo por outro, havendo entre eles algum tipo de ligação. Desse modo, pode haver a substituição de parte pelo todo, qualidade pela espécie, singular pelo plural, matéria pelo objeto, indivíduo pela classe, autor pela obra, possuidor pelo possuído, lugar pelo produto, efeito pela causa, continente pelo conteúdo, instrumento pelo agente, coisa pela sua representação, inventor pelo invento e concreto pelo abstrato.
Trecho do texto: _______________________________________________________________
____________________________________________________________________________
b) Prosopopeia: é a atribuição de características humanas a seres não humanos ou inanimados. A prosopopeia também é entendida como figura de linguagem do animismo, pois, como o próprio nome diz, trata-se de um processo de animação dos personagens em um texto literário ou campanhas publicitárias.
c) Sinestesia: é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais.
Trecho do texto: ________________________________________________________________
d) Eufemismo: é a figura de linguagem usada para tornar um enunciado mais brando ou agradável e menos agressivo. É bastante utilizado em contextos que exigem moderação ou para falar de conteúdos fortes e polêmicos por meio de termos mais suaves e menos provocantes.
Trecho do texto: _________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
e) Metáfora: consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças.
Trecho do texto: _________________________________________________________________
______________________________________________________________________________

Soluções para a tarefa

Respondido por Phisa
3

Resposta:

As figuras de lingaguem são expressões idiomáticas que emitimos para tornar uma mensagem mais significativa. Elas podem ser divididas em diferentes grupos:

I) Metáfora: substituição de termos com significados diferentes, adquirindo o mesmo significado. ("Aquele rapaz é um gato", o rapaz é muito bonito)

II) Metonímia: substituição de uma palavra por outra de significado próximo, evitando repetições em uma mesma frase. ("Eu adoro ler Ziraldo", a pessoa gosta de ler suas obras)

III) Sinestesia: mistura de diferentes sentidos humanos. ("Ela sentiu o sabor frio da derrota", frio é uma sensação tátil que aqui foi atribuído ao paladar, que não podemos sentir de fato)

IV) Catacrese: atribuição de nome a algo que não tem nome específico. ("céu da boca", "asa da xícara")

V) Antítese: uso de termos de sentidos contrários na mesma frase. ("Maria sonhava acordada", não é possível sonhar acordado)

VI) Paradoxo: refere-se a algo contrário do que se pensa. ("Ele não passa de um pobre homem rico")

VII) Eufemismo: substituição de um termo por outro mais suave. (ex. troca de "morreu" po "foi para o céu")

VIII) Hipérbole: exagero proposital a um contexto. (ex. "estou com sede" por "estou morrendo de sede")

IX) Ironia: uso de termos intencionais que expressam significado oposto ao contexto. ("Meu dia terminou lindamente bem", depois de um dia de trabalho estressante)

X) Apóstrofe: invocação de algo ou alguem para dar sentido a frase. ("Meu Deus! Que susto")

XI) Prosopopeia: personificação de objetos. ("a natureza está em prantos com o descaso", natureza não chora ou fica triste)

XII) Pleonasmo: repetição de palavras com mesmo significado na mesma frase. ("subir pra cima", "entrar pra dentro")

XIII) Cacofonia: vicio de linguagem ocasionado pela junção de vocábulos, dando sentidos estranhos à frase. ("Vi ela na praça", vi + ela = viela)

XIV) Elipse: omissão de um termo na frase, que não altera seu sentido. ("Peguei de volta o casaco", subtendido que EU peguei)

XV) Alusão: referência ou citação dentro da frase. ("Esse é um presente de grego", se referindo ao cavalo de madeira com soldados enviados para invadir Troia)

XVI) Ambiguidade: vicio de linguagem em que ocorre duplo sentido de palavras ou expressões. ("O menino olhou o pai deitado na cama", o menino ou o pai estava deitado na cama?)

Com base em todas as informações mencionadas acima, podemos resolver a questão.

a) a frase se refere a uma antítese, pois se usam termos opostos na mesma frase.

b) a frase se refere a uma prosopopeia, visto que os elementos da natureza não podem falar ou dançar.

c) a frase se refere a uma metáfora, pois há uma comparação da vida, que é contínua, com a mesma cor dos retalhos.

d) a frase é uma elipse, pois o termo "talvez sorria e diga", se refere a "talvez eu sorria" e "eu diga

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes