3. Observe o esquema, a seguir, simulando um teste de paternidade por análise do DNA e responda: Qual seria o pai? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Olá,
Para resolver um teste de paternidade é necessário que se analise o padrão de bandas (listras pretas) que se deslocaram durante a eletroforese. Sendo o bebê filho da mãe e filho de um dos suspeitos, metade do DNA não recombinante (segmento do DNA lixo de interesse onde as sondas radioativas se ligam para formas as bandas) do bebê deve partir da mãe e a outra metade do pai. Portanto para reconhecer os progenitores num teste de DNA é preciso que se observe o DNA que não há em um dos progenitores, mas há no outro. Analisando linha por linha de cima para baixo:
1. Não há banda alguma.
2. Idem.
3. O bebê é de fato filho da mãe.
4. Idem.
5. Essa banda só há em um dos suspeitos, mas isso não significa nada.
6. Idem.
7. Note que o DNA que há no bebê, mas não há na mãe só pode ter vindo do pai que coincide com o suspeito I que podemos afirmar ser o pai da criança.
8. Situação já abordada na linha 5.
9. Como todos os humanos tem certo nível de ancestralidade, segmentos de DNA pode ser comum a todos os indivíduos.
10. O bebê é de fato filho da mãe.
11. O bebê é de fato filho do pai.
12. DNA comum ao pai e a mãe, perfeitamente aceitável.
13. Não prova nada.
14. É, ele é filho do pai mesmo.
O bebê é filho do suspeito I, pois nas bandas encontradas nas linhas 7, 11 e 14 o DNA que não há na mãe pode ser encontrado em seu pai.
Observando o padrão de bandas do teste de paternidade, o possível pai - I é o verdadeiro pai da criança. Isso porque o pai - I possui mais bandas semelhantes com a criança e as bandas que estão ausentes na mãe e presentes na criança, são encontradas no pai - I.
Análise de teste de paternidade
Os seres humanos herdam metade da informação genética da mãe e metade do pai. Por isso, características presentes na criança, foram herdadas.
Quando analisamos um teste de paternidade, uma das coisas mais importantes é verificar qual dos possíveis pais tem a maior quantidade de bandas semelhantes com a criança.
Na questão que estamos resolvendo, temos a presença do DNA da mãe também, dessa forma fica ainda mais fácil e certeiro determinar a paternidade. Isso porque podemos observar a presença de bandas na criança que estão ausentes na mãe.
Se a criança possui uma banda branca e a mãe possui uma banda preta em determinado local, essa banda branca da criança só pode ter sido herdada do pai. É o que acontece, por exemplo, na segunda linha (de baixo para cima).
Veja mais sobre testes de paternidade: https://brainly.com.br/tarefa/46865255
#SPJ2