3) O texto refere-se à formulação da realidade trabalhista implantada no Brasil a partir dos anos 1930. Leia atentamente e responda as questões na sequência.
Os anos 30 constituíram o solo propício ao surgimento da ideologia do trabalhismo. Esta, evidentemente, não nasce do nada nem é uma mera “invenção” do Estado. Antes de tudo, seu significado só é passível de ser apreendido se relacionado a circunstâncias históricas especialíssimas, como parte inseparável da reação de um Estado capitalista que não podia continuar subestimando a questão social.
Fonte: PARANHOS, A. O roubo da fala. Origens da Ideologia do Trabalhismo no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2000, p. 17
a) A partir da leitura e de seus conhecimentos, defina as características do trabalhismo no Brasil.
b) O que o movimento operário, forte desde o início da República, tem a ver com a política trabalhista de Getúlio Vargas?
c) De forma contraditória, o governo de Vargas durante o Estado Novo (1937-1945) foi uma ditadura com apoio popular. A partir da ideia do trabalhismo, explique essa contradição.
Soluções para a tarefa
a) Injusto para os patrões, porquê as leis estão sempre do lado do funcionário, não importa quem esteja certo.
b) Se formos analisar bem, o movimento operário teve relação com a política trabalhista, pois são os pedidos do movimento operário sendo realizados na política de Getúlio Vargas.
c) A ditadura popular de Vargas foi contraditória porque a ditadura em si é um governo opressor em que não há participação do povo. Porém, foi no governo de Vargas onde ocorreram as consolidações das leis de trabalho e muitos dos benefícios trabalhistas como o 13° salário foi criado por ele.
Vargas se inspirou na aplicação facista do líder italiano Mussolini que através das legislações trabalhistas conseguiu conter os ânimos e controlar sindicatos e trabalhadores, reduzindo a chance de sofrer um golpe comunista por exemplo.
Espero ter ajudado!