3. O termo abordagem contingencialista afirma que não existe uma única maneira de organizar as empresas; elas precisam ser ajustadas sistematicamente de acordo com as condições ambientais. Qual das alternativas a seguir apresenta os principais aspectos da abordagem?
A. A organização é um sistema aberto e sua natureza é sistêmica; as características da empresa apresentam interação com o ambiente e entre si; as características organizacionais são variáveis dependentes, enquanto as características ambientais funcionam como variáveis independentes; no que se refere aos departamentos, é preciso que haja um esforço unificado, ou seja, uma coesão para que o corra a integração e a diferenciação.
B. A reorganização ocasionou o aumento de eficiência nas compras e vendas; a organização, porém, reduziu os lucros em função da saturação do mercado; no que se refere a custos, houve a possibilidade significativa de redução.
C. A organização é baseada na hierarquia e demonstrada de forma vertical; há completo fechamento da organização no que se refere às relações com o mercado; a comunicação é reduzida entre funcionários de departamentos diferentes.
D. As atividades são definidas por níveis; a organização depende de novas tecnologias para a modernização das suas atividades; a partir da Teoria da Contingência, a variável humana passou a assumir um papel importante na teoria administrativa.
E. Há crescimento acelerado e desorganizado das empresas; a organização passa a necessitar e exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo; há aumento da eficiência e produtividade das empresas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é a letra A)
Explicação:
Resposta:
ALTERNATIVA A
A organização é um sistema aberto e sua natureza é sistêmica; as características da empresa apresentam interação com o ambiente e entre si; as características organizacionais são variáveis dependentes, enquanto as características ambientais funcionam como variáveis independentes; no que se refere aos departamentos, é preciso que haja um esforço unificado, ou seja, uma coesão para que o corra a integração e a diferenciação.
Explicação:
Uma estrutura organizacional é um produto de muitas variáveis, como tecnologia, ambiente, pessoas, processos, atuando com o mercado e estabelecendo a estrutura formal que melhor atende à empresa. Assim, a organização é um sistema aberto, e sua natureza é sistêmica; as características da empresa apresentam interação com o ambiente e entre si; as características organizacionais são variáveis dependentes, enquanto as características ambientais funcionam como variáveis independentes; no que se refere aos departamentos, é preciso que haja um esforço unificado, ou seja, uma coesão para que ocorra integração e diferenciação.