3. O SPI era o órgão do Estado brasileiro que cuidava das políticas indigenistas durante a era Vargas. Leia o texto a seguir, que fala sobre ele .
Algumas contradições básicas existiram no âmbito do SPI: enquanto se propunha a respeitar as terras e a cultura indígena, agia transferindo índios e liberando territórios indígenas para colonização, ao mesmo tempo em que reprimia práticas tradicionais e impunha uma pedagogia que alterava o sistema produtivo indígena. [...] É no entrecruzamento dessas causas e motivações que deve ser buscada a chave para a compreensão do indigenismo brasileiro, um regime tutelar estabelecido para as populações autóctones que foi hegemônico de 1910 até a Constituição de 1988, perdurando em certa medida até os dias atuais em decorrência da força de inércia dos aparelhos de poder e de estruturas governativas.
a) Levando em consideração os argumentos do texto, o que havia de positivo e o que havia de negativo para os indígenas na política praticada pelo SPI?
b) Não havia representantes dos indígenas no SPI. Registre suas conclusões: Quais foram às consequências disso para a formulação das políticas indigenistas?
Soluções para a tarefa
A) O texto apresenta contradições entre as propostas do SPI e as suas práticas, no sentido de existir enquanto entidade que buscava reconhecer oficialmente as reivindicações dos indígenas e de suas terras, mas na prática funcionava como intermediário de corrupção dos valores indígenas, impondo mudanças que reprimiam suas práticas culturais tradicionais.
B) As consequências da falta de representatividade indígena dentro do conselho que definia as metas e ações do SPI são desastrosas para as políticas indigenistas. Na prática, as decisões eram tomadas sem a base cultural necessária para compreender as necessidades das populações indígenas.
Contextualizando o Serviço de Proteção aos Índios (SPI)
O SPI era a agência governamental criada com o objetivo de formular estratégias de administração relacionadas às políticas indigenistas.
Em 1967, portanto depois da Era Vargas, o SPI foi dissolvido, e foi criada a FUNAI, que desde então é a entidade governamental apontada para cuidar da reformulação da relação entre o governo e os territórios, valores e culturas dos povos indígenas.
Saiba mais sobre as políticas indigenistas em https://brainly.com.br/tarefa/33299792
#SPJ1