História, perguntado por linegames7427, 5 meses atrás

3) "O setor portuário tem uma importância fundamental na economia brasileira. Passam pelos portos brasileiros mais de 90% das exportações do país e há uma crescente demanda por serviços de navegação. Estima-se em R$ 15 bilhões o total de investimentos na infraestrutura portuária depois do processo de privatização e desburocratização do setor. " O recorte jornalístico em evidência enfatiza a importância da temática portuária do ponto de vista de desenvolvimento econômico. Analise as afirmativas a seguir: I. O governo Vargas alterou consideravelmente a dinâmica portuária nacional, pois em meados da década de 30 editou um decreto estatizando todos os portos, logo, o governo possuía toda a responsabilidade de infraestrutura e planejamento do Sistema Portuário Nacional. II. Criado em 1965 pelo Governo Militar, o GEIPOT tinha como principal objetivo otimizar o fluxo de cargas nos principais setores da economia brasileira, sendo estes agricultura, mineração e siderurgia. III. A PORTOBRAS era responsável pela construção, administração de todas as instalações portuárias brasileiras e exploração de vias navegáveis, porém, seu sistema também era composto pelas companhias Docas. IV. Os ciclos econômicos foram responsáveis por grandes mudanças não apenas no âmbito econômico, mas também social e cultural no Brasil. No norte, a extração da borracha foi responsável pelo período de grande desenvolvimento na região. Já no Sul, a pecuária e agricultura impulsionou a exportação dos Portos de Paranaguá e Rio Grande. Considerando o contexto histórico, é correto APENAS o que se afirma em: Selecione uma alternativa: a) I, II e IV, apenas. B) I, III e IV, apenas. C) I, II e III, apenas. D) I e IV, apenas. E) II, III e IV, apenas

Soluções para a tarefa

Respondido por kdekarmel
0

Quando falamos de setor portuário, estamos falando de um serviço de exportação e importação de produtos para o país, esse setor possui maior controle estatal, portanto, a alternativa correta é a alternativa A - I, II e IV, apenas.

Nacionalização e mercadorias viajantes

Para se ter uma exportação e importação de grandes quantidades é preciso que haja uma grande produção dos produtos a serem exportados e importados. As ditaduras que o Brasil viveu nas décadas de 30 e 60 implicaram muito no que se diz respeito a privatização e desburocratização dos setores.

Enquanto os setores privados visavam o lucro em si, as empresas estatais visavam a burocracia e o determinismo das jornadas de trabalho  por meio da burocracia. Na época, haviam grandes produções de borracha, metalurgias, pecuária e produtos agrícolas.

O sul hoje em dia é conhecido principalmente pelas produções rurais, apesar de haver muitos polos industriais, enquanto no norte a produção é mais industrial e sistematizada, sem desconsiderar as produções rurais, que também são elevadas. Os melhores produtos dessas são exportados, enquanto outros produtos de boa qualidade de outros países são importados para cá.

Para saber mais sobre setor portuário e estatização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/43049688

#SPJ4

Perguntas interessantes