3. O que significa/ o que é: a) Anabolismo: b) Catabolismo: c) ATP:
Soluções para a tarefa
안녕하세요
annyeonghaseyo[Oi, em coreano]
a) Anabolismo:
Anabolismo é a parte do metabolismo que conduz à síntese de moléculas complexas a partir de moléculas mais simples. Alguns exemplos são a produção de açúcares pelas plantas a partir da fotossíntese e a síntese proteica. O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo.
b)Catabolismo:
Chama-se catabolismo ou metacatabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia. Este conjunto de processo diz respeito às vias de degradação, ou seja, de quebra das substâncias.
c)ATP:
Trifosfato de adenosina
Composto químico
Descrição
Descrição
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos. Wikipédia
Fórmula: C10H16N5O13P3
IUPAC: [[(2R,3S,4R,5R)-5-(6-aminopurin-9-yl)-3,4-dihydroxyoxolan-2-yl]methoxy-hydroxyphosphoryl] phosphono hydrogen phosphate
Massa molar: 507,18 g/mol
Ponto de fusão: 187 °C
Classificação: Composto orgânico
Solúvel em: Água
°~Espero ter ajudado!
안녕
annyeong[Tchau, em coreano]
Resposta:
A-Anabolismo:fase do metabolismo concernente às reações de biossíntese e dependente de energia dos componentes celulares a partir de moléculas precursoras menores e mais simples.
b-Catabolismo:Chama-se catabolismo ou metacatabolismo a parte do metabolismo que se refere à assimilação ou processamento da matéria orgânica adquirida pelos seres vivos para fins de obtenção de energia.
C-ATP:Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.