3-O que são cordéis e o que eles contam?
4- Onde são vendidos os cordéis?
5- O que J. Borges expressa em suas xilogravuras?
6-Em versos cantar e em imagens transformar quais são os temas dos Cordéis?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1-Literatura de cordel também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos.
Entre as histórias que eles contam, tem de tudo: épicos fantásticos, aventuras de cavalaria, narrativas de amor ou sofrimento, fábulas com animais falantes, sátira política e relatos da época, sempre no terreno do sertanejo nordestino. Alguns cordelistas até comentavam os fatos mais recentes, como se fossem um jornal.
2-Nos dias atuais a região brasileira onde temos o foco da literatura de cordel é o Nordeste. Os folhetos ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas nas feiras populares, ainda podemos encontra-los pendurados em cordões.
3-Dono de uma técnica própria de colorir as imagens, atende pedidos para representar cotidiano do pobre, o cangaço, o amor, os castigos do céu, os mistérios, os milagres, crimes e corrupção, os folguedos populares, a religiosidade, a picardia, sempre ligados ao povo nordestino.
4-Histórias do ciclo do cangaço.
Desafios e pelejas entre grandes violeiros.
Histórias de amor.
Lendas.
Acontecimentos do cotidiano.