3)
“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos relevantes da área educacional. Outros jeitos de se “fazer” educação foram percebidos como válidos e, a partir de então, ganharam espaço e status de uma nova área educacional, por oposição ao que estava (e está) em crise. Parece ser esse o momento do nascimento não da ação da educação não-formal, mas desta como área conceitual”.
Conforme podemos observar no texto, a educação não-formal apareceu num momento histórico. Assinale a alternativa que identifique corretamente esse momento histórico.
Alternativas:
a)
Foi nos anos setenta que surgiu a educação não-formal como um anexo à educação formal, pois esta não aceitava o conhecimento adquirido por outros meios que não fosse o conhecimento científico.
b)
A educação não-formal sempre coexistiu com outros tipos de educação, não existindo portanto um momento de seu surgimento como uma área conceitual da educação.
c)
A educação não-formal é admitida como uma área da educação no período em que surgem e penetram nas discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, evidenciada por críticas radicais à instituição escolar e a proposta de formulação de novos conceitos.
d)
A educação não-formal surgiu para separar o que era formal do não formal, numa época em que não havia diferenciação entre a educação formal e outros saberes relacionados com as vivências dos sujeitos.
e)
A educação formal só foi possível quando outros saberes foram pensados como uma possibilidade de conhecimento que poderiam ser introduzidos no sistema formal de ensino das escolas públicas.
4)
Muitos adultos vão à EJA para estudar. Eles chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências. Esses saberes foram adquiridos em diversos contextos, tais como o:familiar, o profissional, nas atividades de lazer, nos sindicatos, no campo religioso.
Assinale a alternativa correspondente à concepção de Paulo Freire que se refira a como os saberes devem ser trabalhados pelo educador.
Alternativas:
a)
Devem ser reformulados e corrigidos a fim de poderem ser trabalhados em sala de aula.
b)
Devem ser avaliados para que possam ser encontrados os erros e comparados com as teorias científicas.
c)
Devem ser associados, ou esquematizados, aos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento.
d)
Devem ser dispensados pois eles estão associados a superstições populares.
e)
Por serem construídos fora do processo de escolarização eles não devem ser trabalhados.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3 c c)
A educação não-formal é admitida como uma área da educação no período em que surgem e penetram nas discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, evidenciada por críticas radicais à instituição escolar e a proposta de formulação de novos conceitos.
4 c)
Devem ser associados, ou esquematizados, aos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento
Explicação:
3 – c) A educação não-formal é admitida como uma área da educação no período em que surgem e penetram nas discussões pedagógicas, vários estudos sobre a crise na educação, evidenciada por críticas radicais à instituição escolar e a proposta de formulação de novos conceitos.
O momento histórico descrito no enunciado da questão refere-se ao da educação não-formal, que é admitida como sendo uma área da educação no período em que se originou e penetrou nos contextos pedagógicos.
4 – c) Devem ser associados, ou esquematizados, aos conteúdos escolares das diferentes áreas do conhecimento.
Paulo Freire é autor da concepção referente aos saberes que devem ser trabalhados pelo educador, em que tais saberes precisam se associar, ou estarem esquematizados pelos conteúdos escolares de várias áreas do conhecimento.
Bons estudos!