3) O que eram as Colónias e os núcleos coloniais no processo dos imigrantes?
(página 216 do livro didático).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma colônia ou comunidade colonial é uma comunidade, resultante do processo de migração ou de imigração. O termo geralmente continua sendo usado mesmo após muitas décadas, para designar as localidades que surgiram desta forma e conservam as tradições do passado.
No início a maioria das colônias possuem nas atividades rurais a base da sua economia. Com o passar dos anos e o crescimento da colônia outras atividades podem ganhar importância significativa.
Muitas destas comunidades crescem e tornam-se e cidades. Muitas colônias dão origem a outras comunidades no entorno, em função do crescimento demográfico, aliado à estrutura fundiária formada por minifúndios.
Nas colônias são marcantes os traços culturais dos antepassados. Nestas comunidades a maioria das famílias dedicam-se à mesma atividade.
Em muitos casos a maioria da população pertence a uma mesma etnia ou origem e possui a mesma religião. O núcleo de agregação da colônia pode ser uma casa de comércio ou uma igreja. No entorno destes também podem existir a escola, um salão para festas, um bar ou mercearia.
As comunidades coloniais formadas por descendentes de imigrantes europeus são a base da organização social em muitas áreas rurais no Sul do Brasil e em algumas partes do Sudeste. Estas regiões receberam grandes contingentes de imigrantes, no Século XIX e início do Século XX. Estes imigrantes eram provenientes principalmente da Alemanha e Itália, e em menor quantidade da Polônia, Ucrânia, Prússia e outros.
Na Região Norte do Brasil as colônias ocupam geralmente as margens dos rios. São formadas principalmente por seringueiros, geralmente de origem nordestina.