3)
O professor deverá compreender, que ele é o mediador na aprendizagem, ele deve reconhecer nos alunos suas concepções prévias e promover neles, por meio de perguntas, maior elaboração cognitiva. É preciso, portanto que ele atue refletindo na sua ação, pois suas intervenções muitas vezes serão feitas a partir das respostas e reações dos alunos que vão gerar novas respostas e reações. Por isso é necessário que ele seja capaz de tomar decisões (quais perguntas formular a partir da resposta dada, qual o tempo de espera deve ser estabelecido para que haja maior participação dos alunos e melhoria no nível cognitivo dos alunos, entre outras) e fazer opções independentemente de métodos e técnicas apreendidas. Para tanto o professor deverá ter a capacidade de integrar e ativar os conhecimentos adquiridos (conceitos, teorias, habilidades, etc.) na ação prática.
Para um aprendizado significativo as crianças devem ser estimuladas com perguntas instigadoras, para tal espera-se do(a) professor(a) domínio da temática. O compromisso de um(a) educador(a) com a profissão e a docência está em se manter atualizado.
PORQUE
na dinâmica do desenvolvimento de um projeto ele deve saber fazer questões que conduzam as crianças no caminho da investigação e das descobertas.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
4)
A perspectiva vygotskyana admite a influência do meio social no processo de interiorização, o indivíduo reconstrói o significado exterior em interior, através de uma mediação explícita ou implícita, carregada de significados sociais e históricos. Assim, as informações que chegam ao indivíduo não são internalizadas diretamente do meio. Elas são sempre intermediadas pelas pessoas que o rodeiam. Da mesma forma o indivíduo não reage como um espelho apenas refletindo o que aprende. As informações intermediadas são reelaboradas numa espécie de linguagem interna, que caracteriza a aprendizagem. Nenhum conhecimento é construído pelo indivíduo sozinho, mas sim em parceria com os outros, que são os mediadores. É através dessa aprendizagem adquirida nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem o desenvolvimento mental. Portanto, para Vygotsky a aprendizagem precede o desenvolvimento e os dois processos são interdependentes.
Com intencionalidade pedagógica, escuta atenta, formulação de perguntas instigantes e fazendo uso de diferentes estratégias o(a) professor(a) estará:
Alternativas:
a)
refletindo sobre a própria prática e gerenciando sua carreira
b)
orientando as crianças no caminho para desvendar os significados, expor e socializar os conhecimentos construídos
c)
fazendo com que os familiares das crianças entendam que mesmo na creche ou pré-escola o importante é aprender conteúdos novos
d)
atendendo aos compromissos impostos pela direção e coordenação da escola.
e)
mostrando para a população em geral e para os governantes em particular a importância dos professores.
5)
As questões do professor, no discurso interativo são geradas a partir das intervenções dos alunos e elaboradas para provocar neles maior reflexão. Muito embora a maioria das questões inserida no desenvolvimento dos conteúdos da aula seja decorrente da construção recíproca e coletiva do discurso e, desse modo, a pergunta seguinte a ser formulada depende da resposta anterior dada pelo aluno, o professor deve planejar e avaliar as questões elaboradas, pensando em todas as possíveis respostas, para estruturar um corpo de perguntas significativas, para melhor atingir os objetivos cognitivos propostos. Portanto, é de suma importância que ao utilizar o Modelo Didático de Formulação de Perguntas, o professor elabore previamente um conjunto de perguntas para serem utilizadas durante as aulas, antecipando as possíveis respostas e outras possíveis perguntas, para melhor conduzir o discurso.
Avalie os motivos para que no processo de planejamento o(a) professor(a) estime previamente algumas perguntas e possíveis respostas que levem a outras possveis perguntas:
I. Fazer perguntas precisas, pois a ambiguidade pode confundir as crianças e prejudicar o desenvolvimento do conhecimento.
II. Num processo dialógico de perguntas, hipóteses, respostas, e novas perguntas, o improviso pode atrapalhar a sequência lógica.
III. O(A) professor(a) melhor preparado para o desenvolvimento de um tema lida com mais tranquilidade com questões das crianças, até mesmo com questões que não havia pensado.
Alternativas:
a)
I e II, apenas
b)
I e III, apenas
c)
II e III, apenas
d)
I, II e III
e)
I, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
- c
Explicação:
letra c viu rã bom que vc viu
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Biologia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás