3. O periodo románico nas artes ocorreu após a queda do Império Romano, entre os século XI e XIII. Havia uma unidade formal, várias regiões começaram a ter características muito semelhantes. Atribui-se essa homogeneidade entre as culturas da época ao interesse religioso que crescia entre as sociedades. A arquitetura foi objeto de expressão nesse período, em especial as igrejas. Descreva as características dos templos construídos nesse período das artes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Catedral de Santiago de Compostela é um dos maiores exemplos da arte românica no mundo. A igreja católica fica situada em Santiago de Compostela, capital de Galiza, na Espanha. Foi construída entre os anos de 1075 e 1128.
Apesar de elaborada com base nas características da arte românica, o templo passou por várias reformas ao longo dos anos. Recebeu elementos de novos estilos artísticos, como o renascentista, barroco e gótico, estilo posterior ao românico.
Atualmente a única entrada que ainda permanece com as características do estilo românico é a Fachada Meridional ou Fachada das Pratarias. Situada no lado sul da catedral, conta com duas portas com grandes tímpanos e arquivoltas.
A fachada foi construída utilizando materiais como granito e mármore. Ela conta ainda com esculturas talhadas na própria parede, característica da arte românica. A imagem que fica acima das portas retrata os doze profetas e, nas laterais, os apóstolos. Outras figuras são retratadas nas esculturas, como o próprio Jesus Cristo.
Explicação: