ENEM, perguntado por elvismuchacho, 8 meses atrás

3) "O número de Reynolds R e subscript D permite avaliar o tipo do escoamento (a estabilidade do fluxo), ou seja, se flui de forma laminar ou turbulenta. Para o caso de um fluxo de água num tubo cilíndrico, admite-se os valores de 2.000 e 2.400 como limites. Desta forma, para valores menores que R e subscript D less than 2000 o fluxo será laminar, e para valores maiores que R e subscript D greater than 2400 o fluxo será turbulento. E para valores entre eles 2000 less than R e subscript D less than 2400 o fluxo será transitório".

BRUNETTI, Franco. Mecânica dos Fluidos. 2ª edição revisada. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.


4) Definições de Vazão ou Caudal representada pela letra Q: “É o volume e/ou massa de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume e/ou massa escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de conduto livre ou forçado, por unidade de tempo”. Logo, podemos determinar vazão como:


5) “Alguns acontecimentos simples do nosso cotidiano evidenciam o comportamento dos fluidos na situação de escoamento e a equação da continuidade. Por exemplo quando tentamos aumentar a velocidade da água em uma mangueira colocando o dedo na saída do tubo. O tubo de Venturi (Figura) é um instrumento que indica a variação da pressão exercida por um líquido que se encontra em movimento por tubos com áreas variáveis”.


elvismuchacho: 3) Turbulento e Laminar.
4) 2x10³ m³/s
5) II e III apenas
elvismuchacho: Corrigido pelo AVA. Coloquei aí encima somente a resposta ou seja a alternativa correta !

Soluções para a tarefa

Respondido por aribarbosa1912
1

Resposta:

O número de Reynolds R e subscript D permite avaliar o tipo do escoamento (a estabilidade do fluxo), ou seja, se flui de forma laminar ou turbulenta. Para o caso de um fluxo de água num tubo cilíndrico, admite-se os valores de 2.000 e 2.400 como limites.

Perguntas interessantes