3) O método dos métodos, como é conhecido o ciclo PDCA, tem como objetivo buscar resultados organizacionais por meio da implantação de melhorias e mantê-los ao longo do tempo.
Assinale abaixo a alternativa que NÃO corresponde à realidade.
a)
Além do treinamento dos colaboradores, a etapa de execução compreende a realização do trabalho de acordo com o planejado e a coleta dos respectivos dados para análise posterior.
b)
A etapa de ação do ciclo PDCA é sempre realizada quando ocorrem desvios em relação às metas propostas, por meio da realização de ações de melhoria.
c)
Após a obtenção de melhores resultados organizacionais, deve-se padronizar o processo e treinar os operadores para que os resultados alcançados não retroajam.
d)
Uma vez aplicado o ciclo PDCA e padronizados os procedimentos e ações de melhorias implantados, não há necessidade de repetição frequente do ciclo.
e)
Ao utilizar o ciclo PDCA em sua forma de gestão, a empresa demonstra um eficiente sistema de gestão para o atingimento de suas metas organizacionais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma vez aplicado o ciclo PDCA e padronizados os procedimentos e ações de melhorias implantados, não há necessidade de repetição frequente do ciclo.
Explicação:
No PDCA os pilares são Plan (Planejar) - Do (Fazer) - Check (Checar) - Action (Agir), diante disto é preciso;
Reconhecer o problema
Definir metas a serem atingidas
Analisar o problema
Examinar o problema
Verificar o processo
Desenvolver o plano de ação.
Dentro da fase Do (Fazer), uma das diretirzes é treinar as pessoas sempre que se faça necessário. Na fase Action (Agir), sempre agir sobre as causas, caso o planejado não for atingido e padronizar quando o resultado for atingido. Com isto não é possível abandonar o monitoramento constante do processo.
Visto que o plano é de otimização e constantes eliminações de desvios para a geração de melhorias.
Resposta:
Letra C
Explicação:
O ciclo deve ser repetido quantas vezes necessários, e em caso de resultados positivos o P é substituido pelo S, padronizando o novo metódo para que não haja retrocesso.