História, perguntado por jsdjsvp, 10 meses atrás


3)

"O mercado ficou tão inteiramente abarrotado, e tão grande e inesperado foi o fluxo de manufaturas inglesas no Rio, logo em seguida à chegada do Príncipe Regente, que os alugueis das casas para armazená-las elevaram-se vertiginosamente. A baia estava coalhada de navios, e em breve a alfândega transbordou com o volume de mercadorias." (MAWE, J. Viagens ao Interior do Brasil. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1978. Coleção Reconquista do Brasil, v.33. p.54)

Neste trecho percebemos algumas das transformações ocorridas no cotidiano do Rio de Janeiro logo após a chegada da corte portuguesa. Assinale a alternativa que explica o motivo de o Brasil ter recebido tantas mercadorias inglesas.

Alternativas:

a)

Era necessária a importação de vários produtos que pudessem abastecer as necessidades da recém-chegada corte.
b)

Os ingleses forçaram os portugueses a assinar uma série de acordos comerciais ameaçando invadir o desprotegido território brasileiro.
c)

As mercadorias são resultantes do saque a Londres, realizado semanas antes da corte se transferir para o Brasil.
d)

A Inglaterra havia ajudado Portugal na fuga para o Brasil e os portugueses contribuiriam para aliviar os efeitos do Bloqueio Continental.
e)

O montante de mercadorias ter relação com a crise inglesa, causada pela concorrência de mercadorias industrializadas dos EUA.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
5

Tanto A quanto D são verdadeiras.

Havia tantos produtos no Brasil por causa das necessidades especiais das Corte, que, acostumada com uma vida de luxos, "necessitava" de uma série de coisas para poder se estabelecer na Colônia.

Compraram, com tudo, tantos produtos ingleses por conta de acordos econômicos e políticos estabelecidos com a Inglaterra, que havia providenciado os meios para que a viagem da família real fosse feita em segurança, de modo que D representa a situação de maneira mais completa que A.

Perguntas interessantes