3) o estado paulista traz um documento específico para o componente de artes, chamado orientações curriculares e didáticas de arte: ensino fundamental - anos iniciais (são paulo, 2013). neste, há um quadro curricular específico para a área de dança, que estabelece algumas expectativas de aprendizagem. analise as sentenças e verifique quais correspondem a estas aprendizagens: i - desenvolver o gosto e a curiosidade sobre a arte da dança, apropriando- -se de informações sobre suas estéticas, seus artistas, suas ideias e produções, associando a própria experiência com a dança na escola. ii - estudar o bumba meu boi como matriz para a criação/ composição de danças autorais e de grupo. iii - compreender o registro das atividades corporais e de movimento como ação pertinente ao resgate e à criação desta dança. agora, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O documento intitulado Orientações curriculares e didáticas de arte: ensino fundamental - anos iniciais apresenta os eixos norteadores do ensino da arte para os alunos, indicando modelos de aprendizagem a serem seguidos, leituras e escritas, a realização de rodas de conversa para o desenvolvimento dos mais diversos debates.
Já no estado baiano, o documento voltado para as orientações curriculares no ensino fundamental apresentam aspectos regionais importantes, voltando atenção especial para os elementos culturais.
Resposta:
CORRIGIDO PELO AVA
Explicação:
I - Vivenciar/explorar os diferentes tecidos corporais – a pele, as estruturas ósseas e articulares, os músculos – percebendo e se apropriando da constituição do próprio CORPO como um sistema vivo, dinâmico e expressivo.
II - Estudar e apropriar-se do MOVIMENTO em seus diferentes aspectos expressivos e estruturais – as partes do corpo, as ações corporais, os fatores peso, tempo, espaço e fluência em suas relações (dinâmicas), o espaço pessoal e geral – favorecendo a construção de repertórios próprios e o relacionamento com os colegas na ação dançante.
III - Relacionar as experimentações e os estudos do CORPO em MOVIMENTO em relação a outros elementos também pertencentes à linguagem da dança, a saber, os ELEMENTOS VISUAIS (figurinos, cenários, objetos de cena etc.) e os ELEMENTOS SONOROS (músicas, silêncio, voz etc.), apropriando-se destes elementos nos processos de criar, executar, apreciar e contextualizar a dança nas diferentes atividades propostas.