3. O conto "Planetas habitados" é narrado exclusivamente de modo dramático, ou seja, como se fosse um texto teatral. Ele não possui narrador explícito, apenas os diálogos das personagens. a. Explique como essa forma exclusivamente dialogal contribui para o efeito pretendido pelo autor no final do conto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: O dialogo do texto contribui para a confusão e surpresa no fim do conto. Tanto que se houvesse um narrador ele mostraria o ponto de vista e seus personagens, perdendo o plot.
obs: ainda não foi corrigido pelo professor, se a resposta não estiver certa eu aviso.
O conto é um diálogo em que dois alienígenas debatem se a Terra é habitada, e como seriam os seres humanos. Mas começa como se fosse a conversa entre dois seres humanos, e o leitor só percebe ao final que se trata de extraterrestres.
- A surpresa acontece porque só há diálogos e não narrador.
- Se o conto começasse dizendo "Era uma vez dois alienígenas", não haveria final surpresa.
A ação dramática e os diálogos
O exercício usa como excerto o conto "Planetas habitados", de André Carneiro. Trata-se de uma narrativa totalmente constituída por diálogos, introduzidos por travessão.
- Em qualquer diálogo, o leitor precisa aprender a partir das falas dos personagens o contexto em que eles se encontram.
- No caso deste conto, o diálogo é construído para inicialmente induzir o leitor a erro. Imagina-se que são humanos falando.
O recurso de uso exclusivo de diálogo é próprio do texto teatral ou dramático. Em uma peça de teatro, raramente há narrador. Toda a ação tem que ser compreendida pelo contexto das falas.
- O conto usa este recurso, mas aproveita um recurso adicional.
- Em uma peça de teatro, o espectador vê os personagens. No conto escrito, não.
- Por isso, o leitor só descobre ao final que se trata de alienígenas. Em uma peça de teatro, eles estariam fantasiados.
Continue aprendendo sobre gênero textual dramático aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/9789146
#SPJ1