3. O clima desértico, tanto quente quanto frio, apresenta como caracteristica principal altissimas
temperaturas durante o dia. No entanto, durante a noite, pode apresentar temperatura bem
mais baixa. Pesquise as adaptações que a flora e a fauna desenvolveram para sobreviverem
nesse tipo de clima.
Soluções para a tarefa
A seleção natural fez com que as plantas mais resistentes sobrevivessem às limitações do deserto e com o tempo as plantas desenvolveram estratégias para se adaptar à escassez de água. Os cactos, por exemplo, apresentam sistemas de raízes superficiais, cobrindo uma grande área, para absorver a água das chuvas passageiras.
A fauna dos desertos é limitada pelas condições extremas, sendo composta predominantemente por animais roedores (ratos-canguru e marmotas), répteis (cobras e lagartos), escorpiões e insetos. A maioria destes animais desenvolvem suas atividades no período noturno, quando as temperaturas são mais baixas, e durante o dia permanecem refugiados das temperaturas elevadas. Os camelos e os dromedários são mamíferos do deserto, podem passar até um mês sem beber água e vários dias sem se alimentarem, pois possuem a corcova que serve como reserva de gordura.
O clima desértico, tanto quente quanto frio, permitiu que a flora daquela região se adaptasse aos extremos.
Por exemplo, as cactáceas, plantas da família do cacto, mandacaru e palma, são plantas que são encontradas em ambientes semiáridos e áridos. Essas plantas são especiais porque apresentam espinhos ao invés de folhas.
Isso deve à uma tentativa da planta de evitar a perda de água, já que esse é um recurso muito raro em ambientes tão secos devido à escassez das chuvas.
Quanto à fauna, esta também precisou se adaptar ao calor, por isso são comuns insetos, pequenos roedores e aves, pois não precisam se alimentar de vegetação em grandes quantidades, como uma vaca ou elefante.
Veja mais em:https://brainly.com.br/tarefa/3083834