3) o cientista inglês Michael Faraday (1791-1867) dedicou seus estudos a diversos ramos da
Física, entre eles o Eletromagnetismo. Nesse ramo, sua grande contribuição foi, sem dúvida, a
descoberta do fenômeno da indução eletromagnética, que resultou na transformação radical
da tecnologia. Por exemplo, quando um ímã se aproxima ou se afasta de uma espira, surgem,
nessa espira, correntes induzidas que se opõem à aproximação ou afastamento do ímã. Esse
fenômeno básico do eletromagnetismo se aplica
às lâmpadas incandescentes.
a)
aos geradores eletromagnéticos.
( )
aos chuveiros elétricos.
( )
às campainhas.
( )
aos eletroímãs.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Aos eletroímãs.
Explicação: Vamos verificar?
Eletromagnetismo (AO 1945: electromagnetismo) é o ramo da física que estuda unificadamente os fenômenos da eletricidade e do magnetismo. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético, a interação conjunta entre os campos elétrico e magnético. Tal interação é regida pelas quatro equações de Maxwell.
O campo magnético é resultado do movimento de cargas elétricas, ou seja, é resultado de corrente elétrica. O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associada a ímãs.
A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). De maneira semelhante, a variação de um campo elétrico gera um campo magnético. Devido a essa interdependência entre campo elétrico e campo magnético, faz sentido falar em uma única entidade chamada campo eletromagnético.
A teoria eletromagnética é essencial para o funcionamento de eletrodomésticos como computadores, receptores de televisão, aparelhos de rádio e lâmpadas. Além disso, é responsável por fenômenos naturais como o relâmpago, as auroras polares e o arco-íris. Cosmologicamente, a força eletromagnética permite a coesão de átomos e moléculas que compõem a matéria do Universo, permitindo, por consequência, a complexidade advinda da química e, no planeta Terra, da biologia.