Direito, perguntado por rosimeiry7, 3 meses atrás

3)
O autor Piero Calamandrei (1936, p. 21) ao tratar da investigação a conceitua da seguinte forma:

“É o conjunto de atividades desenvolvidas concatenadamente por órgãos do Estado, a partir de uma notícia-crime, com caráter prévio e de natureza preparatória com relação ao processo penal, e que pretende averiguar a autoria e as circunstâncias de um fato aparentemente delituoso, com o fim de justificar o processo ou o não-processo. ” não sei a resposta

Tomando por base tais premissas, podemos conceituar a investigação criminal como um conjunto de procedimentos e diligências, de caráter estritamente técnico, que tem por objeto:

Alternativas:

a)
A coleta de evidências destinadas a demonstrar que a vítima foi a culpada pelo fato criminoso ocorrido.

b)
A coleta de evidências destinadas a demonstrar a isenção de culpa do indivíduo criminoso, uma vez que este é considerado uma vítima da sociedade, forçado ao cometimento de práticas ilícitas para subsistir.
c)
A coleta de evidências destinadas a demonstrar a existência e determinar a autoria de um delito, a fim de que as informações coletadas sejam efetivamente utilizadas durante o processamento e julgamento do feito.
d)
O descarte de evidências, uma vez que a mera palavra da vítima equivale como prova suficiente para o processamento e julgamento do feito.
e)
A aplicação de penalidade e garantia de cumprimento da pena ao indivíduo criminoso.

Soluções para a tarefa

Respondido por RayanaSE
4

A investigação criminal é um conjunto de procedimentos e diligências, de caráter estritamente técnico, que tem por objeto a coleta de evidências destinadas a demonstrar a existência e determinar a autoria de um delito, a fim de que as informações coletadas sejam efetivamente utilizadas durante o processamento e julgamento do feito (letra C).

Investigação criminal

Durante a investigação criminal, a autoridade policial deverá coletar provas para instruir o período processual jurídico.

O suspeito deverá ser indicado a partir das provas. Sua culpabilidade deve ser apresentada sem questões sociais, raciais ou políticos.

Evidências não devem ser descartadas e apenas a palavra da vítima não serve como culpabilidade do suspeito.

Não cabe à investigação criminal aplicar penas ou garantir seu cumprimento.

Para mais informações sobre investigação criminal, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/48278991

Anexos:
Perguntas interessantes