3) Numa prensa hidráulica, um pistão, cuja seção transversal tem área a, exerce uma força f no líquido contido na prensa. Este líquido passa através de um tubo para outro recipiente que possui um pistão A de área, conforme indicado na figura.
A). Determine a força F que o pistão maior deve suportar.
B). Se o pistão menor tiver um diâmetro igual a 4,0cm e o diâmetro do pistão maior for igual a 56,0cm que peso deverá ser colocado sobre o pistão menor para que o pistão maior possa suportar um peso de 2,0 toneladas?
Soluções para a tarefa
Letra A) a força F que o pistão maior deve ser igual a F = f.(DA/Da)² para haver equilíbrio hidrostático.
Letra B) Caso a medida do diâmetro do pistão menor e menor fossem respectivamente iguais a 4,0 cm e 56,0cm, a força ervicida pelo pistão maior deve ser igual a 396 ton. para haver equilíbrio hidrostático.
Hidrostática
O princípio de pascal afirma que pressão aplicada em qualquer ponto de um fluido ideal em equilibro é transmitida igualmente em todas as direções. Veja a formulação abaixo:
LETRA A)
Para o sistema formado pelos dois êmbolos se manter em equilíbrio a pressão transmitida em cada embolo deve ser igual. Logo aplicando o princípio de pascal:
Isolando F, temos que sua intensidade de ser igual a:
Veja uma questão similar em:
https://brainly.com.br/tarefa/50811139
LETRA B)
A medida de área de uma circunferência é igual a D²π/4, sendo D igual ao comprimento do diâmetro.
Substituindo na equação obtida no item anterior:
Podemos cortar os termos π e 4, por serem constantes:
Sabemos que a força exercida no pistão menor é igual a 2,0 ton e as medidas de diâmetros dos êmbolos menor e maior são respectivamente iguais a 4,0 cm e 56,0 cm.
Substituindo na fórmula, temos:
Veja uma questão similar em:
https://brainly.com.br/tarefa/50811139