3. Nos versos sublinhado, Critilo descreve a reação do Chefe, o personagem Fanfarrão
Minésio, dando um conselho irônico ao seu amigo Doroteu.
a) Interprete: que característica é atribuída ao Chefe?
b) Nos dois últimos versos, o autor afirma que se derrama sangue em defesa do
Trono. Explique o sentido dessa afirmação de acordo com o contexto da época.
obs.: Fanfarrão Minésio é o nome dele, e não a resposta da letra (A).
Soluções para a tarefa
a) Um velho branco comprador de escravos (minha interpretação).
b) Na época da escravidão e os açoites, usavam os negros como escravos por sua cor de pele não representar para os brancos "algo puro" pois, segundo os mesmo, "eram diferentes e não representam boa coisa à sociedade", assim, defendo a sociedade daquilo que "não é bom".
3 / A - O chefe se apresenta como uma pessoa indiferente ao sofrimento alheio, assim, se Doroteu se tornar tão indiferente quanto ele, não sofrerá por presenciar ações cruéis e desumanas.
B - A palavra "trono" está sendo utilizada no texto para representar a Monarquia Portuguesa, assim, pode-se entender que o derramamento de sangue ocorre para manter viva a própria monarquia e todo poder que ela exerce sobre povo.
Cartas Chilenas
"Cartas Chilenas" é uma obra, de Tomás Antônio Gonzaga, que reúne poemas satíricos em formato de cartas onde o autor critica o governo de Luís da Cunha Meneses, governador da Capitania de Minas Gerais, durante a Inconfidência Mineira.
As cartas, nomeadas de Cartas Chilenas, recebem como remetente e destinatário personagens fictícios como forma de manter o anonimato do autor na época, circulando, assim, livremente suas críticas entre o povo.
O remetente das cartas é Critilo e o destinatário, Doroteu e, ao longo delas, Critilo apresenta críticas a Fanfarrão Minésio, o dito governador do Chile, uma alusão a Luís da Cunha Meneses.
Conheça mais sobre Cartas Chilenas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12603059
#SPJ2