3)"No que se refere ao poder, direito e verdade, sob a análise de Foucault, existe um triângulo em que cada item mencionado (poder, direito e verdade) se encontra nos seus vértices. Nesse triângulo, o filósofo vem demonstrar o poder como direito, pelas formas que a sociedade se coloca e se movimenta, ou seja, se há o rei, há também os súditos, se há leis que operam, há também os que a determinam e os que devem obediência"
Agora, assinale a alternativa correta:
Selecione uma alternativa:
a)As categorias poder, direito e verdade são reconhecíveis apenas em países com regimes monárquicos.
b)Há relações interpessoais na sociedade brasileira que não são constituídas por princípios éticos.
c)A vivência em sociedade e as relações pessoais presentes na mesma acarretam em múltiplas relações de poder e de obediência, que devem estar pautadas na ética e na justiça.
d)A sociedade não pressupõe a existência de múltiplas relações de poder.
e)Ética e justiça não são categorias que se relacionam no estabelecimento de poder na sociedade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Av2 - Relações Interpessoais e Administração de Conflitos
1-a) V – F – V – V – F.
2-c) autocrático / subalternizada / centralização / autonomia.
3-c) A vivência em sociedade e as relações pessoais presentes na mesma acarretam em múltiplas relações de poder e de obediência, que devem estar pautadas na ética e na justiça.
4-b) F – F – V – F – F.
5-e) As asserções I e II são proposições falsas.
A análise de Foucault permite identificar a importância da vivência em sociedade, a qual deverá sempre estar pautada nos dogmas da justiça e ética, uma vez que a sociedade exige obediência e poder (Alternativa A).
A ética e justiça compreendem elementos mandatórios dentro da sociedade, que devem estar associados a uma busca mais equilibrada, sobretudo para que se mantenha a ordem social. Para isso, são desenvolvidas relações de poder e de obediência, conforme o nível de responsabilidade e influência dos atores políticos.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/25270702