3- No Paleolítico o domínio do fogo, no Neolítico a produção e controle do excedente de produção foram fatores determinantes para estabelecer os princípios da divisão social do trabalho e mais na frente das desigualdades sociais. Em sua opinião na atualidade qual fator é determinante para que os jovens consigam ingressarem no mercado de trabalho e superar possíveis desigualdades sociais?
Soluções para a tarefa
Explicação:
O período paleolítico é o período de consolidação da espécie humana na Terra. O planeta verde azulado passou por mudanças grandiosas e radicais, com a formação de vales, rios, florestas e outros tipos de vegetação.
A espécie humana também passou por inúmeras transformações, até que adquirisse as características dos atuais Homo sapiens. Por aqui passaram inúmeras outras espécies de hominídeos, como o Homo habilis, o Homo erectus, o Homo neanderthal, até que o Homo sapiens – mais desenvolvido, preparado e inteligente – substituísse todas as outras espécies e reinasse absoluto no globo.
Durante esse tempo de evolução, tivemos os primeiros homens a andarem de forma bípede (eretos, sobre os pés), os primeiros capazes de desenvolver ferramentas de pedra, os primeiros a utilizarem o fogo, entre outras coisas. Tivemos, também, a migração dos hominídeos da África (berço dos homens) para outros continentes, como Ásia e Europa.
A fase final do período paleolítico é caracterizada por homens nômades (sem domicílios fixos), que constituíam uma sociedade de coletores e caçadores, habitante das entradas das cavernas. Para tal, o homem ‘domestica’ o fogo - o uso deste possibilitou que o ser humano pudesse espantar animais, cozinhar e iluminar as cavernas, além de conseguir calor -, e o incluí em sua rotina, além de fabricar instrumentos de ossos, e de pedra lascada (resultado de choques, com extremidades pontiagudas) para a extração de raízes, e abate de animais.
Na organização de sua sociedade, relativamente pequena, os homens instituíram a divisão etária e sexual do trabalho. Ou seja, a função de cada um dentro do grupo dependia da sua idade e do seu sexo. Isto, numa sociedade coletora e caçadora, possibilitou uma enorme evolução na esfera da organização, e, juntamente com outros adventos, como as armas, ocasionou o domínio humano sobre o meio, o território.
Continuando o ciclo evolutivo desta sociedade primitiva, o homem desenvolve a linguagem oral, e passa a ilustrar os animais, e cenas de caça, nas paredes de suas moradias, as cavernas. A essa forma de arte, de caráter mágico, essencial para conhecermos a sociedade paleolítica, damos o nome de arte rupestre.
Além de tudo, o período Paleolítico é marcado pelo início dos rituais funerários, e pelo culto aos mortos, cujos túmulos eram cercados por pedras – em ideia de proteção aos corpos. Cada vez mais evolucionados, os homens aperfeiçoaram ainda mais a fabricação de armas, que incluía anzol, arpão, arco, flecha e lança, e, assim, caminharam para o próximo período da Pré-História, chamado Mesolítico.