3)
Naquele dia Marina foi à escola vestida de maneira diferente. Estava com o corpo mais coberto e com um lenço que cobria sua cabeça. Sua amiguinha perguntou: - Porque você está vestida desse jeito? Marina respondeu: - É minha religião. Eu sou muçulmana. Um colega do fundo da classe disse: - minha mãe falou que muçulmanos são pessoas do mau. Outro mais à frente disse: - Nossa que esquisito! Não os muçulmanos que são homens bomba? A classe ficou em polvorosa. A professora interviu: Vocês sabem que não podem falar assim da religião das outras pessoas. Isso é preconceito religioso. Aposto que muitos de vocês têm religiões diferentes. Uma das alunas disse: minha família é judia e os homens da minha família cobrem a cabeça com o Kipá. Outro aluno disse que pertencia ao candomblé e que nos terreiros as cabeças são cobertas com torsos e filás. Assim por diante cada aluno apresentou uma particularidade da religião que fazia parte:
Todos sabemos que o Brasil é formado por uma diversidade de povos que se misturaram para formar o povo brasileiro. Muitas religiões vieram com cada um desses povos como parte de sua cultura e identidade. No entanto, as diferenças religiosas nem sempre são aceitas, e algumas religiões são, por isso, vítimas de ataques daqueles que as estereotipam e as consideram erradas. O contexto escrito acima diz respeito ao preconceito religioso. Assinale a alternativa que corresponda a definição de preconceito.
Alternativas:
a)
Preconceito é uma atitude que um sujeito tem contra as outras pessoas, por elas terem conquistado muito mais coisas materiais do que o próprio sujeito.
b)
Preconceito é um conjunto de teorias ou doutrinas, que instituem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, concebendo que há uma superior às outras.
c)
Preconceito é um atributo pejorativo que estigmatiza alguém. É construído na relação com o outro e resulta numa atitude discriminatória.
d)
Preconceito é um construto quando se tem ódio, aversão a pessoas ou coisas estrangeiras.
e)
Preconceito é um conceito que baseado no poder aquisitivo das pessoas e que consideram os pobres inferiores aos ricos.
4)
O conhecimento africano é imenso, variado. Concerne a todos os aspectos da vida. O
"sábio" não é jamais um "especialista". É um generalista. O mesmo ancião, por exemplo, terá conhecimentos tanto em farmacopéia, em "ciência das terras" - propriedades agrícolas ou medicinais dos diferentes tipos de terra - e em "ciência das águas", como em astronomia, em cosmogonia, em psicologia etc. Podemos falar, portanto, de uma "ciência da vida": a vida sendo concebida como uma unidade onde tudo está interligado, interdependente e interagindo.
Na África, tudo é "História". A grande História da vida comporta seções que serão, por
exemplo: a história das terras e das águas (a geografia), a história dos vegetais (a botânica e a farmacopéia), a história dos "filhos do seio da terra" (a mineralogia), a história dos astros (astronomia, astrologia), etc. Estes conhecimentos são sempre concretos e dão lugar a utilizações práticas. Na ordem dos conhecimentos, começa-se "por baixo", pelos seres e as coisas menos desenvolvidas ou menos animadas em relação ao homem, para "subir" até o homem.
De acordo com o texto acima, o autor fala de um tipo de educação que é desenvolvida na África tradicional. Que tipo de educação é essa?
Alternativas:
a)
a educação, neste caso, significa transmitir os saberes, as tradições e os diversos conhecimentos produzidos por gerações passadas, para que os mais novos possam garantir a produção e reprodução da vida social.
b)
essa é uma educação em que o ancião se torna um educador social transmitindo o conhecimento de maneira sistemática e normatizada por um órgão do governo local que determina o que será aprendido pelas outras gerações.
c)
essa educação é mais atrasada que a formal pois, é aquela dos povos tribais que não conhecem a escrita e por isso não têm condições alguma de transmitir conhecimentos, mas sim a reprodução de mitos e crenças.
d)
essa educação não desenvolve adequadamente a abstração das crianças por partir de um conhecimento mais concreto de modo que acaba não contribuindo para a aquisição do chamado conhecimento científico.
e)
é uma educação que não efetua a classificação das coisas do mundo por isso não é científica e não tem a intenção de que a cultura seja produzida e reproduzida pelos mais novos dando continuidade à identidade e sobrevivência daquele grupo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Resposta certa: 3-c
4-a
4-a
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás