3. Na terceira estrofe, há o retrato dos escravos negros.
a) Nessa estrofe, o poeta associa a ideia de liberdade a imagens que evocam luminosidade e movimento. Que palavras ou expressões sugerem luminosidade? Quais sugerem movimento ?
b) No ultimo verso dessa estrofe, o poeta emprega uma gradação. Que efeito de sentido o uso dessa figura de linguagem produz no texto ?
c) Nessa gradação, aparece a expressão sem razão. De acordo com o contexto, que sentidos podem ser atribuídos a essa expressão ?
4. Na quarta estrofe, o poeta emprega, para retratar a figura da escrava negra, simultaneamente, uma comparação e uma hipérbole.
a) Identifique e explique tais figuras de linguagem nessa estrofe.
b) Que efeito de sentido a hipérbole produz no texto?
5. Para retratar o navio negreiro, o poeta cria também imagens que associam, simultaneamente, movimento e sonoridade
a) Identifique na quinta estrofe palavras ou expressões que representam tais imagens .
b) O que a "dança", na sexta estrofe, representa ?
c) Quem são os autores da "irrisão"? Explique .
6. O poeta produziu esse poema em um momento em que não havia mais o tráfico negreiro, mas a escravidão ainda vigorava. Com base no estudo realizado, conclua: Que estratégias o poeta utiliza para convencer seu ouvinte/leitor de que a escravidão devia ser extinta ?
Soluções para a tarefa
3.
a)
> luminosidade: "deserto" e "a terra esposa a luz"
> movimento: "voa em campo aberto" e "combatem na solidão"
b) Essa gradação sugere a perda gradual da liberdade do escravo, indo da perda do espaço (sem luz, sem ar) à perda da motivação de viver (sem razão).
c) "Sem razão" pode se referir à vida dos escravos, que é uma vida sem motivação, sem sentido, pois não há espaço para sonhos e esperança. Mas também pode ser uma crítica à violência sofrida por eles, ou seja, é uma atitude "sem-razão", injusta.
4.
a) A comparação ocorre ao associar a escrava negra com Agar, escrava branca (mulher de Adão).
A hipérbole ocorre ao dizer que o sofrimento da escrava era tanto que amargava o leite, impedindo-a de amamentar seu filho.
b) A hipérbole enfatiza o sofrimento da escrava. Ela sofria duplamente: por ela e pelo filho que não podia receber seu leite.
5.
a)
> movimento: "a guerra, a caça ao leão" e "arranco de um finado"
> sonoridade: "sono dormido à toa"e "baque de um corpo ao mar"
b) A dança representa os movimentos feitos pelos negros ao serem chicoteados.
c) Quem produz a "irrisão" (zombaria) são os vendedores e donos de escravos, que se divertem ao chicoteá-los.
6. O poeta utiliza o contraste, mostrando a vida dos negros antes e depois de serem escravizados, para defender o fim da escravidão.
>
> Antes, eram livres guerreiros e caçadores, dormiam tranquilos e tinham sede de poder. Agora, são míseros escravos, dormindo em locais imundos e sem sosssego, e sofrem terríveis castigos físicos.
Bons estudos!
Resposta:
03 - A) A luminosidade é sugerida em “a terra esposa a luz” e o movimento em “Onde voa em campo aberto / A tribo dos homens nus” e em “Combatem”.
B) Ela enfatiza o contraste vivido pelos negros, que, diferentemente do que experimentavam em liberdade, agora, na escravidão, vivenciam uma situação de grande despojamento: “Sem luz, sem ar, sem razão...
C) Pode significar sem perspectivas de vida, sem senso lógico, como também sem consideração por parte daqueles que lhes tiram a liberdade.
04 - A) Primeiramente, há comparação entre as escravas negras e a escrava Agar; a seguir, há emprego da hipérbole, em “nem o leite do pranto / Têm que dar para Ismael”, ou seja, o sofrimento e a penúria de tais escravas eram tamanhos, que tudo dentro delas, até mesmo as lágrimas, acabou, secou, não restando nada para alimentar os filhos.
B) A ênfase no tom trágico da cena descrita pela musa.
05 - A) “arranco de um finado” e “baque de um corpo ao mar”
B) Representa os movimentos que os negros fazem ao ser açoitados.
C) Os tripulantes, que, em torno do açoitamento, juntam-se para zombar do negro que está sendo castigado.
06 - Ele emprega recursos bastante expressivos, criando imagens contrastantes, bem como cenas de grande impacto, que envolvem, além de elementos visuais, aspectos sonoros. Esse retrato expressivo colocava o leitor/ouvinte diante dos horrores da escravidão, o que podia sensibilizá-lo para a causa abolicionista.