3. Na segunda estrofe, D. Sebastião apresenta um novo sentido para a palavra loucura.
a) Indique um sinônimo que corresponda a esse novo sentido.
b) Justifique o valor positivo atribuído à palavra pelo rel, com base na imagem que ele construiu nos últimos versos do poema.
c) Considerando que Mensagem se destina a estimular os portugueses em um momento histórico complexo, qual é, na sua opinião, o propósito desse poema? Contra o que ele se coloca?
Soluções para a tarefa
A) No poema "Dom Sebastião, Rei de Portugal" o sinômino para loucura é grandeza. B) O valor positivo atribuído à palavra é justificado pela ideia de que o homem só vive se tiver loucura. C). Além disso, o propósito do texto é ressuscitar a vontade de lutar e se opor ao conformismo.
Dom Sebastião, Rei de Portugal
"Dom Sebastião, Rei de Portugal" é um poema escrito por Fernando Pessoa. Ele fala sobre D. Sebastião que desapareceu em uma batalha e que a sua volta traria a glória de volta ao país. Este poema está incluso no livro Mensagem, o único que Fernando Pessoa publicou em vida.
a) O sentido da palavra "loucura" no texto significa grandeza. Trata-se da ambição de prosperar, o querer, a vontade. Isso porque, D. Sebastião foi um rei que buscava grandeza, que tinha ambição de crescer e que sempre buscava uma condição maior.
b) Nos últimos versos do poema, o poeta pergunta: "Sem loucura o que é o homem?". Ou seja, um homem sem loucura é apenas um morto em vida, um cadáver que apenas procria. Ele só vive, avança, melhora e se supera a partir do desejo de grandeza.
c) A mensagem do poema é sobre esperança. D. Sebastião desapareceu no areal, na batalha em Alcácer-Quimbir. A esperança é que ele voltasse e salvasse o povo da estagnação. Ou seja, o propósito é ressuscitar nas pessoas a vontade de lutar. Assim, ele se coloca contra o conformismo.
Entenda mais sobre "Dom Sebastião, Rei de Portugal" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/28058881
#SPJ1