3) Na Roma Antiga, a Lei das Doze Tábuas, a Lei Canuléia e a Lei Licínia, instrumentos jurídicos resultantes de conflitos sociais, ampliaram os direitos civis e políticos dos ________ durante o período histórico _________. A) plebeus - da Monarquia B) clientes - do Alto Império C) patrícios - da República D) plebeus - da República E) patrícios - do Alto Império
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Lei das doze Tábuas (Lex Duodecim Tabularum ou simplesmente Duodecim Tabulae, em latim) constituía uma antiga legislação que está na origem do direito romano. Formava o cerne da constituição da República Romana e do mos maiorum (antigas leis não escritas e regras de conduta). Foi uma das primeiras leis que ditavam normas eliminando as diferenças de classes, atribuindo a tais um grande valor, uma vez que as leis do período monárquico não se adaptaram à nova forma de governo, ou seja, à República e por ter dado origem ao direito civil e às ações da lei, apresentando assim, de forma evidente, seu caráter tipicamente romano (imediatista, prático e objetivo)
Resposta:
Resposta correta: letra D - plebeus - da República
Explicação:
Lei das Doze Tábuas, a Lei Canuleia e a Lei Licínia, foram diplomas legais elaborados na República romana, e tinham como objetivo reduzir as diferenças sociais entre plebeus e patrícios. Com estas, foram ampliados os direitos dos plebeus, com a permissão do casamento interclasses, e a criação de magistraturas que poderiam ser exercidas pelos plebeus.