3) Na análise do pensamento de Jürgen Habermas, temos o seguinte: “o problema da racionalidade, que é fundamental para a sociologia, foi um tema básico do pensamento filosófico desde seu início, pois "a filosofia tinha o objetivo de explicar o mundo como um todo... com princípios a serem descobertos na razão" (Habermas, 1984:1). Mas, com o surgimento das modernas ciências empíricas, essa tradição filosófica se tornou questionável. Nas ciências modernas, argumenta Habermas, a pretensão universalista "só pode ser testada contra a evidência de contra-exemplos, e isso, no final das contas, só pode ser sustentado se a teoria reconstrutiva prova-se capaz de destilar os aspectos internos da história da ciência e de explicar sistematicamente, em junção com a análise empírica, a real história da ciência narrativamente documentada no contexto do desenvolvimento social" (Habermas, 1984:2-3) Explique a importância da teoria do agir comunicativo, e como essa ação, foi importante para o desenvolvimento do Direito no século xxI
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A teoria da ação comunicativa trouxe um caráter científico para as ações do indivíduo em sociedade, buscando explicar como os elementos que nos norteiam fazem parte do processo de experiência desse indivíduo.
Ela influenciou as teorias do direito pelo fato de explicar que os atores comunicativos se movem por meio de uma linguagem natural, apresentando novas formas de interpretação para o julgamento e o desenvolvimento de leis.
Habermas definiu alguns recursos importantes para a satisfação de necessidades do governo a partir do:
- Poder;
- Solidariedade;
- Dinheiro.
Perguntas interessantes
Pedagogia,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Saúde,
6 meses atrás
Ed. Física,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás