3 – "– Mas escuta, a ver se eu digo bem. O princípio que de entrada estabelecemos que devia observar-se em todas as circunstâncias, quando fundamos a cidade, esse princípio é, segundo me parece, ou ele ou uma das suas formas, a justiça. Ora nós estabelecemos, segundo suponho, e repeti-lo muitas vezes, se bem te lembras, que cada um deve ocupar-se de uma função na cidade, aquela para qual a sua natureza é mais adequada. " PLATÃO. A República. Trad. De Maria Helena da Rocha Pereira. 7 ed. Lisboa: Calouste-Gulbenkian, 2001, p. 185. Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção platônica de justiça, na cidade ideal, assi- nale a alternativa correta. A) Para Platão, a cidade ideal é a cidade justa, ou seja, a que respeita o princípio de igualdade natu- ral entre todos os seres humanos, concedendo a todos os indivíduos os mesmos direitos perante a lei. B) Platão defende que a democracia é fundamento essencial para a justiça, uma vez que permite a todos os
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa D !
Explicação:
A alternativa A é falsa, pois Platão não acreditava na igualdade entre os cidadãos, dividindo a cidade em funções específicas para grupos específicos e excluindo as mulheres do exercício político.
A alternativa B também é falsa, pois a democracia sozinha não garante a justiça e o exercício de todos os cidadãos também não necessariamente será feito de acordo com a justiça.
A alternativa C também é falsa, pois Platão não defende uma perspectiva individualista.
A alternativa D é verdadeira, pois descreve corretamente a divisão social das tarefas por classe e "casta" - guerreiros, artesãos, filósofos - que Platão define para a sua República.
A alternativa E é falsa, pois Platão não fala em ascensão social e nem adota esta perspectiva liberal, que lhe é bastante posterior.
Resposta:
letra D e a falsa
Explicação: