Física, perguntado por thaliaoliveira52, 10 meses atrás

3.Marque V ou F a respeito das leis de Newton. ( )De acordo com a terceira Lei de Newton,peso e normal não podem ser um par de ação e reação. ( )Para velocidades próximas à velocidade da luz, a mecânica newtoniana deve ser substituída pela teoria da relatividade de Einstein. ( )A segunda Lei de Newton diz que a força resultante que atua sobre um objeto é igual à razão da variação da quantidade de movimento pela variação de tempo. ( )A massa é a medida quantitativa da inércia. ( )As leis de Newton são válidas para qualquer referencial.​

Soluções para a tarefa

Respondido por victorpaespli
2

( F ) De acordo com a terceira Lei de Newton,peso e normal não podem ser um par de ação e reação.

Peso e normal podem sim ser um par de ação e reação. Você aplica seu peso contra o chão e o chão aplica a reação normal, de igual intensidade mas sentido oposto.

( V ) Para velocidades próximas à velocidade da luz, a mecânica newtoniana deve ser substituída pela teoria da relatividade de Einstein.

Em velocidades próximas as da luz é necessário utilizar a teoria da relatividade especial de Einstein, levando em conta o ganho de massa relativística.

( V ) A segunda Lei de Newton diz que a força resultante que atua sobre um objeto é igual à razão da variação da quantidade de movimento pela variação de tempo.

Está é justamente a definição de força e é a segunda lei enunciada por Newton:

"A variação do momento de um corpo é igual a força resultante sobre ele"

Matematicamente temos que:

\displaystyle{\frac{d\vec{p}}{dt} =\vec{F}}

Como \displaystyle{\vec{p} =m\vec{v}}

Ao tirar a derivada de ambos os lados teremos que

\displaystyle{\frac{d}{dt}(\vec{p}) =m\frac{d}{dt}(\vec{v})}

\displaystyle{\frac{d\vec{p}}{dt} =\vec{F}} =m\vec{a}}

Esta última por fim é a formulação clássica da 2ª lei.

( V ) A massa é a medida quantitativa da inércia.

A massa de um corpo determina sua inércia. Quanto maior a massa maior será a inércia, ou seja, maior será a dificuldade para alterar o estado de movimento deste corpo.

( F ) As leis de Newton são válidas para qualquer referencial.​

As leis de Newton só são válidas nos chamados "referenciais inerciais". Um referencial inercial é basicamente um referencial não acelerado.

Exemplo de um referencial não-inercial pode ser um gira-gira. Existe a aceleração centrípeta, logo este não é um referencial inercial e as leis de Newton não são válidas ali, apenas se forem feitas as devidas correções.

Perguntas interessantes