3. (Mackenzie - adaptada) Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice-presidente João Goulart. O Congresso e vários segmentos sociais, tendo à frente o governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul, desencadearam a mobilização popular e, diante da ameaça de guerra civil, contornou-se a questão com a emenda parlamentarista. Tais fatos dizem respeito a um importante acontecimento histórico dos anos 60, denominado: a) Campanha das Diretas Já. B) Campanha da Legalidade. C) Milagre Brasileiro. D) Abertura Democrática.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a resposta correta é a:
B) campanha da legalidade
Explicação:
A Campanha da Legalidade foi uma mobilização civil e militar em 1961 para garantir a posse de João Goulart como Presidente do Brasil, derrubando o veto dos ministros das Forças Armadas à sucessão legal do presidente Jânio Quadros, que tinha renunciado, ao então vice-presidente Goulart.
espero ter ajudado :)
O importante acontecimento histórico dos anos 60, que os fatos apresentados no enunciado se referem, está posto na letra B) Campanha da Legalidade.
No início da década de 1960, mais precisamento no dia 25 de agosto de 1961, o então presidente do Brasil renunciou ao cargo, em um ato totalmente inesperado.
Como se é garantido pela Constituição, quem deveria passar a governar o país seria João Goulart, que era o vice-presidente na época. No entanto, os militares se pontificaram de protestar contra a posse de Goulart, pois para eles o vice-presidente seria "comunista".
A partir daí, João passou a ter o auxílio de Leonel Brizola, então governador do estado do Rio Grande do Sul. Brizola, desde o primeiro momento, estava destinado a impedir que os militares tomassem o poder, e anunciou a Campanha da Rede da Legalidade, que tinha o objetivo de fazer com que João Goulart tomasse o poder, como era previsto pela Constituição.
Leia sobre assunto relacionado em:
https://brainly.com.br/tarefa/7839114