3. Leia os excertos dos textos e assinale a afirmativa que melhor identifica ou interpreta-os:
Texto I - “A casa de Deus, que acreditam uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Estas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada um por sua vez encarrega- se de aliviar o conjunto. Por conseguinte, este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e o mundo gozar da paz.” (Adalbéron de Laon. In: Duby, op. cit., p.77-78. Apud PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guardalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Ed UNESP, 2000).
Texto II - “Pensemos num dia comum de uma pessoa comum. [...] Ao chegar na escola ou no trabalho, ela consulta um calendário e verifica quando será, digamos, a Páscoa [...]. Assim fazendo, ela pratica sem perceber alguns ensinamentos medievais. Foi um monge do século VI que estabeleceu o sistema de contar os anos a partir do nascimento de Cristo. [...] Para começar a trabalhar, a pessoa possivelmente abrirá um livro [...] e assim homenageará de novo a Idade Média, época em que surgiu a ideia de substituir o incômodo rolo no qual os romanos escreviam. [...] Mesmo ao passar suas ideias para o computador, a pessoa não abandona a herança medieval. O formato das letras que ali aparecem, assim como em jornais, revistas, livros e na nossa caligrafia, foi criado por monges da época [...].” (FRANCO JÚNIOR, Hilário. Ecos do passado. Revista de História da Biblioteca Nacional, jun. 2008. Disponível em . Acesso em 29 nov. 2015).
a) No primeiro texto, o autor buscou justificar a sociedade tripartida feudal, na qual cada grupo social tinha uma função ou vocação que lhe foi atribuída por Deus. No segundo texto, o autor argumenta sobre as raízes medievais nas práticas cotidianas dos homens contemporâneos.
b) No primeiro texto, o autor buscou justificar o poder da Igreja na sociedade tripartida feudal, afirmando que os camponeses deveriam servir a Igreja de Deus. No segundo texto, o autor argumenta de forma equivocada a mentalidade medieval presentes nas ações dos homens contemporâneos.
c) No primeiro texto o autor, nos apresentou como o paraíso celeste é organizado, pois Deus de significa ordem e equilíbrio e paz. No segundo texto, o autor argumenta sobre as raízes medievais nas práticas cotidianas dos homens contemporâneos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A)
Explicação:
No primeiro texto, o autor buscou justifica a sociedade tripartida feudal, na qual cada grupo social tinha uma função ou vocação atribuída por Deus. No segundo texto, o autor argumenta de forma sobre as raízes medievais nas práticas cotidianas dos homens contemporâneos.
Perguntas interessantes