3-leia o trecho nessa época não era incomum assistir a procissões, participar de rituais,cerimônias emocionais nos teatros da corte ou manifestações pelo fim da escravidão, que perdia em eficácia e aceitação. por mais que o governo tentasse recorrer a táticas "reformistas" ---como a promulgação da lei dos sexagenários---, o resultado começava a ser o oposto. e os ataques vinham de todo lado, isso sem falar das rebeliões escravas que estouravam nos quatro canto do país. A respeito desse trecho, ele: a) evidencia a grande pressão social que a monarquia enfrentou,na década de 1880, pelo fim da escravidão e ressalta que a luta dos escravos também teve peso importante nisso. b)sugere que as propostas reformistas da monarquia conseguiram enfraquecer o abolicionismo. C)ressalta que, embora as revoltas dos escravos fossem frequentes, a população seguia apoiando em massa a manutenção da escravidão. D)afirma que as disputas políticas entre liberais e conservadores eram o grande fator que motivava a causa abolicionista. E) todas as respostas estão corretas.
Soluções para a tarefa
3.
Alternativa a) evidência a grande pressão social que a monarquia enfrentou, na década de 1880, pelo fim da escravidão e ressalta que a luta dos escravos também teve peso importante nisso.
Durante a época da abolição uma grande variedade da sociedade em território brasileiro participava das campanhas abolicionistas, desde membros da elite até escravos rebeldes, que tomaram parte em sua luta e foram grandes responsáveis pela mudança que veio a ocorrer posteriormente.
Dessa forma, a monarquia sofria uma enorme pressão no sentido de promulgar uma proposta abolicionista.
Espero ter ajudado, bons estudos.
O trecho evidencia a grande dificuldade que a monarquia brasileira enfrentou na década de 1880, em função tanto da pressão por parte do povo, quando do movimento de escravos (Alternativa A).
Movimentos contra a Escravidão
A escravidão representou um período de grandes benefícios para a economia brasileira durante o período colonial, em virtude da mão-de-obra escrava para a geração de produtos, como café e cana-de-açúcar.
No entanto, tratava-se de uma atividade ilegal e desumana, potencializando o movimento abolicionista, assim como outros segmentos do povo, o que resultou em grande pressão à monarquia.
Mais sobre escravidão: brainly.com.br/tarefa/1150171
#SPJ3