Português, perguntado por debrinha23, 1 ano atrás

3)

Leia o trecho do texto a seguir:

 

Os news critics lutaram contra a sociologia e a antropologia cultural. Diziam que a crítica marxista reduzia a literatura a um conjunto de normas sociológicas e políticas, relacionando o conteúdo de uma obra a causa externa. Pode-se dizer que o new criticism foi uma reação contra a sociologia. Para Wellek, a literatura consiste numa instituição social que utiliza, como meio de expressão, a instituição social linguística. Os próprios processos literários, como a métrica e os símbolos, têm natureza social, são convenções além da vida subjetiva (que também é social). O próprio poeta é um membro da sociedade, "possui uma condição social específica", recebe um certo grau de consideração e recompensa, dirige-se a um público, por hipotético que seja, não é individual. A grande maioria das questões da literatura são questões sociais relativas à tradição e à convenção, às normas e aos gêneros, a símbolos e a mitos. As instituições estéticas são instituições sociais. Wellek ataca o marxismo estreito, mas defende que a literatura nasce num contexto social, como parte da uma cultura. A literatura, uma "imitação" da vida, ‘tal qual esta é, e da vida social em particular’. Mas conclui que não substitui a sociologia ou a política, pois tem justificação e objetivos específicos.

 

(SAMUEL, Rogel. Novo manual de teoria literária. 6. ed. Rev. e Ampliada. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011, p. 77 - 78)

 

Considere tudo o que autor postulou sobre o New Criticism e analise as afirmações a seguir:

I. O New Criticism se baseava na técnica da close reading e Wellek foi um exceção por considerar a sociedade (elemento extraliterário) como fundamento da literatura.

II. O New Criticism teve como fundamento o estudo das questões sociais e políticas como embasamento da criação literária. Sociologia e antropologia formaram as bases dos estudos da Nova Crítica.

III. O New Criticism foi uma reação à sociologia, por isso desenvolveu a técnica chamada close reading que excluía todos os elementos extraliterários.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)

apenas I e II. 

b)

apenas II e III. 

c)

apenas I e III. 

Alternativa assinalada

d)

apenas II e III. 

e)

I, II e III

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaBomfim
11

Segundo o movimento do New Criticism a alternativa correta é a C:

c)  apenas I e III.

Vou colocar algumas observações a respeito da justificativa desta resposta em cada asserção:

I - O New Criticism buscava excluir interferências sociais na literatura, e Wellek foi uma exceção já que percebe que é impossível realizar uma obra isenta de influências, já que mesmo o autor é um ser social.

II - O New Criticism criticava a sociologia e antropologia, e não as utilizaram como base de seus estudos.

III - Como crítica a sociologia o Criticism desenvolve a técnica de close reading, que visava excluir todos elementos que não fossem literários.

Espero ter ajudado!

Respondido por rudimilamarcelaa
1

Resposta:

c) apenas I e III.  

Explicação:

Perguntas interessantes