Português, perguntado por demons78, 1 ano atrás

3)
Leia o trecho do texto a seguir:

Assim, acreditavam e defendiam que a poesia épica seria a narração dum fato histórico de relevância nacional e universal, recuado no tempo, o suficiente para se transformar, no inconsciente coletivo, em mito ou lenda. O poeta que ali procurasse inspiração, mercê duma espécie de determinismo histórico, teria suas funções naturalmente limitadas pelo material lendário à sua disposição: cabia-lhe tão-só a empresa gigantesca de assimilar, coordenar, costurar (daí o nome rapsodo, que corresponde a costureiro, para designar o poeta épico primitivo) as várias frações do mito em circulação no povo entre o qual vivia. Quanto aos protagonistas, aos heróis (do poema épico), deveriam ser 1) antigos, 2) duma psicologia geralmente elementar, 3) sobre-humanos, 4) nacionais, 5) representantes não só duma raça mas ainda duma época e duma civilização, 6) menos indivíduos que tipos. Quanto à linguagem, devia ser solene, marcial, grandiloquente, servindo-se especialmente do decassílabo, chamado de "heróico" por isso mesmo, do hexâmetro dactílico, com entre os gregos, e do alexandrino [...] As partes do poema deveriam ser três ou cinco, conforme a primeira fosse dividida ou não em outras três. Assim: proposição, invocação, argumento, narração e epílogo. A narração seria composta de episódios, peripécias, nós, diálogos e discursos. O "maravilhoso" (influência orientadora e predeterminadora de forças sobrenaturais no plano da ação do poema) deveria estar presente, sob a forma pagã, no caso dos gregos e latinos, e sob a forma cristã, no caso dos modernos. Fala-se ainda em maravilhoso fantástico, ligado à imaginação, à superstição, à magia, ao irreal, ao quimérico, ao oculto; em maravilhoso alegórico, quando emprega a alegoria, o mito e a prosopopeia a fim de personificar fatos da natureza, acontecimentos históricos, as grandes idéias abstratas; em maravilhoso sobre-humano, quando exalta os feitos humanos de um modo direto e natural; em maravilhoso subjetivo, quando produzido pela alucinação, isto é, do mais profundo da alma das personagens; em maravilhoso científico, produzido pela crença nas verdades científicas e no seu poder de transformar o homem e o mundo. A ação deveria começar próxima do fim e depois remontar aos episódios anteriores pelo processo do associacionismo e da retrospecção.

(MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973, p. 61 - 62)

Considere tudo o que foi dito sobre a poesia épica, sobre suas características e analise as afirmações a seguir:

I) O herói épico, por ser quase sempre ligado à divindade (como por exemplo Héracles – mais conhecido como Hércules), não se restringe às características dos membros da comunidade em que se passa a narrativa.

II) O maravilhoso, característica do poema épico, foi abolido das formas épicas cristãs por se tratar de uma manifestação pagã na literatura.

III) A distância temporal entre o tempo de leitura e o tempo narrativo é o elemento que configura a lenda ou o mito.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas I.

b)
apenas II.

c)
apenas I e II.

d)
apenas III.

e)
apenas II e III.

4)
Leia o texto:

O drama, como forma de expressão artística e literária tem seu início com os gregos e a palavra designava um texto poético ou prosaico criado para ser encenado. Não se trata, aqui, de uma forma de adaptação – como ocorre diariamente nos tempos atuais – do texto para a encenação, mas uma forma de texto própria e pronta para ser encenada. A finalidade última do texto dramático é o palco e a interação com o público, sempre visando gerar algum tipo de reação.

(STAINLE, Stéfano. Teoria da literatura. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017, p. 184)

Levando em consideração o gênero dramático, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O texto dramático visa gerar algum tipo de reação.

( ) O drama é uma forma de adaptação do texto épico para encenação.

( ) O drama é uma forma de expressão artística e literária grega que designava um texto voltado para a encenação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)
V - F - V

b)
V - V - F

c)
V - F - F

d)
F - V - F

e)
V - V - V

Soluções para a tarefa

Respondido por soueucamila
15

Resposta:

se eu não me engano alternativa A .


demons78: blz vc fez a atividade interdisciplinar
NathyAle143: Ainda não .‍♀️
demons78: relaxa eu ja fiz e faço o teu também deixa ver se passa na correção
NathyAle143: Tu teria ele pra mim ??? Acho que não dá tempo ser corrigido , senão expira o prazo de postagem .
demons78: o teu sobre fazer o conto de clarice lispector clandestina felicidade?
NathyAle143: isso .
siqueirasilvianeia: alguém tem as respostas das atividades de fonética e fonologia
NathyAle143: Olá .
NathyAle143: ainda não fiz
NathyAle143: tbm preciso de ajuda !!!
Respondido por isabelcristinap645d3
5

Resposta:

VFV

Explicação:

Verificada na página 184 do livro.

Perguntas interessantes