Português, perguntado por Geisy1226, 1 ano atrás

3)
Leia o trecho do texto a seguir:

Alguns argumentos estruturalistas parecem supor que o crítico identifica os códigos "adequados" à decifração do texto e em seguida os aplica, de sorte que os códigos do texto e os códigos do leitor convergem gradativamente para um conhecimento unitário [...] Ao aplicarmos um código ao texto, podemos verificar que ele sofre revisão e transformação no processo de leitura; continuando a ler com esse mesmo código, descobrimos que ele produz agora um texto "diferente", que por sua ver modifica o código pelo qual o estamos lendo, e assim por diante. Esse processo dialético é, em princípio, infinito. Assim sendo, elimina qualquer suposição de que uma vez identificado o código adequado ao texto, a tarefa está concluída. Os textos literários são "produtores de códigos": eles podem nos ensinar novas maneiras de ler, e não apenas reforçar as já existentes.

(EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p.188).

Com base no trecho lido, entende-se que o texto literário é:

Alternativas:

a)
Produtor e transgressor do código no qual se insere.
b)
Produtor do código o qual o leitor deve decifrar.
c)
Produtor de um código finito e imutável.
d)
Produtor do reforço ao código fixo no qual se insere.
e)
Produtor da verdade à qual o leitor se relaciona.
4)
Leia os trechos dos textos a seguir:

"É importante deixar explícito que o autor não é nem personagem, nem sequer o narrador. Essa é uma condição fácil de se entender, pois o autor é pessoa física, do mundo em que vivemos. O leitor também está no mundo físico. O narrador e as personagens estão no universo da ficção, isto é, estão no interior do texto. Dessa forma, não podemos confundir e apontar o autor como a personificação de algum personagem ou como sendo, ele mesmo, o narrador" (PAULA, 2011, p.107).

"Autor: é o agente da unidade tensamente ativa do todo acabado, do todo da personagem e do todo da obra, e este é transgrediente a cada elemento particular desta. Na medida em que nos compenetramos da personagem, esse todo que a conclui não pode ser dado de dentro dela em termos de princípio e ela não pode viver dele nem por ele guiar-se em seus vivenciamentos e ações, esse todo lhe chega de cima para baixo - como um dom - de outra consciência ativa: da consciência criadora do autor.

(PAULA, Laura da Silveira. Teoria da literatura. Curitiba: Ibpex, 2011.)

(BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011, p.10 e 11).

Tendo lido os dois excertos acima expostos, é possível perceber que eles se tocam em alguns aspectos e em outros eles se distanciam em relação ao que os teóricos afirmam sobre o autor.

Com bases nos trechos lidos, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta acerca da relação entre autor e texto:

Alternativas:

a)
Autor e personagem são a mesma coisa e o autor pode ser visto através das características da personagem.
b)
Autor e personagem são a mesma coisa e somente alguns aspectos do autor podem ser vistos através da personagem.
c)
Autor e personagem são coisas diferentes e ambos têm aspectos que não podem ser lidos no mesmo nível.
d)
Autor e personagem são a mesma coisa e as ações das personagens são ditadas pelo autor, já que ele é a consciência delas.
e)
Autor e personagem são coisas diferentes, mas algumas vezes pode-se encontrar aspectos do autor na personagem.

Soluções para a tarefa

Respondido por thebiggesthit
8

3- Letra A) Produtor e transgressor do código no qual se insere.

4- Letra C) Autor e personagem são coisas diferentes e ambos têm aspectos que não podem ser lidos no mesmo nível.

Respondido por felipesilva231
4

1.c) A literatura é um fenômeno social, atemporal e contribui para formação da consciência do ser humano.

2.b) A narrativa oral é uma expressão da literatura mesmo não tendo sido escrita.          

3.a) Produtor e transgressor do código no qual se insere.

4.c) Autor e personagem são coisas diferentes e ambos têm aspectos que não podem ser lidos no mesmo nível.

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