Ed. Moral, perguntado por biaminecraft695, 9 meses atrás

3. Leia o texto abaixo e em seguida realize a atividade:

Maracá: o objeto sagrado no ritual indígena

Você já reparou como existem objetos interessantes nas celebrações religiosas? Na igreja durante o culto, ou durante a missa, você pode observar muitos objetos que as vezes são utilizados pelo padre ou pelo pastor ou, ainda, objetos que ficam ali sem que ninguém os toque. Cada religião possui os seus próprios objetos sagrados. Os indígenas em seus rituais também possuem muitos objetos sagrados, entre eles o maracá. Maracá é um chocalho feito com uma cabaça ou porunga, que é a fruta de uma planta. Mas também é feito de ovos de ema, coco, entre outros. Os indígenas costumam pintar o maracá e no seu interior colocar sementes, pedrinhas, entre outros. E assim, quando balançados produzem som muito agradável. Depois de pronto o maracá é utilizado nas cerimônias religiosas, que incluem as danças, as festas, as curas, etc. Os indígenas acreditam que o som do maracá produz uma magia muito positiva, capaz de curar, de trazer alegria e proteção e por isso é um objeto de poder. Aquele que o toca em um ritual, muitas vezes, é líder religioso da comunidade, o pajé. O maracá com seu interior oco lembra o mundo todo, grande e arredondado, e as sementes que existem dentro dele lembram os espíritos daqueles que deixaram saudades e já faleceram, os ancestrais.

a) Desenhe em seu caderno o maracá e escreva o seu significado.

b) Desenhe objetos religiosos simbólicos que fazem parte do ritual de alguma tradição religiosa. Depois descreva o significado destes objetos e em que ritual são usados.

4. Pesquisar sobre músicas presentes nos rituais das matrizes religiosas (ocidental, indígena, africana, oriental). Você deve pesquisar ao menos uma música para cada matriz religiosa. Explique qual é o papel delas nos rituais.

Soluções para a tarefa

Respondido por reisdener
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Resposta:

A maraca, maracá, bapo, maracaxá ou xuatê[1] é um idiofone de agitamento, constituído por uma bola, que pode ser de cartão, plástico ou cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar, quando tocadas. Normalmente, são tocadas aos pares - com uma maraca em cada mão- agitando-se-as, embora também possam ser tocadas rodando-se-as lentamente.

Este instrumento é típico das danças latino-americanas. É conhecido por outros nomes nos países da América Latina: asson ou tcha-tcha no Haiti, alfandoque, carangano ou geraza na Colômbia, nasisi no Panamá e sonajas no México, bapo ou carcaxa no Brasil, chinchin na Guatemala, dadoo na Venezuela, huada no Chile e maruga em Cuba.

Etimologia Editar

"Maraca" e "maracá" são oriundos do tupi mbara'ká[1].

Uso religioso pelos índios brasileiros Editar

O cronista alemão Hans Staden descreveu, em sua obra História verdadeira..., que os índios tupis que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI veneravam os seus maracás como deuses. Cada índio possuía seu maracá particular, que era guardado em um aposento próprio, após o maracá ter sido consagrado pelo pajé. Ao seu maracá particular, os índios dirigiam suas preces e pedidos.

Explicação:

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